21/04/2025 4:54 AM

Congresso mantém veto de Bolsonaro à punição de fake news em massa

Congresso mantém veto de Bolsonaro à punição de fake news em massa

O Congresso decidiu nesta terça-feira manter vetos feitos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro a trechos da nova Lei de Segurança Nacional (LSN), entre eles, um que trata da proliferação de notícias falsas. O governo tentou um acordo para derrubar a decisão do ex-presidente, mas não teve maioria.

Lula anuncia doação de 2 milhões de quilos de carne para ajudar famílias afetadas pelas chuvas no RS

Lula anuncia doação de 2 milhões de quilos de carne para ajudar famílias afetadas pelas chuvas no RS

Nesta segunda-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu ministros e representantes do setor de proteína animal no Palácio do Planalto, em Brasília, para discutir a logística de uma doação significativa de alimentos. O encontro resultou no compromisso de fornecer 2 milhões de quilos de carne bovina, suína e de frango às vítimas das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul recentemente.

“Temos que sair do paliativo e encontrar uma situação definitiva”, dispara Doriel Barros durante audiência pública sobre os perímetros irrigados do Sistema Itaparica

“Temos que sair do paliativo e encontrar uma situação definitiva”, dispara Doriel Barros durante audiência pública sobre os perímetros irrigados do Sistema Itaparica

O auditório Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, foi cenário de uma importante audiência pública sobre os perímetros irrigados do Sistema Itaparica. Convocada pelo deputado estadual Doriel Barros (PT), presidente da Comissão de Agricultura da Casa, a audiência foi fundamental para encontrar soluções para acabar com os problemas da região. Ao fim do encontro, alguns encaminhamentos foram definidos, como: solicitação de uma audiência com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa; retorno de uma mesa de diálogo entre o Governo Federal, Codevasf, Governo do Estado e Alepe; e também que o Governo do Estado utilize o fundo de reserva da privatização da Celpe para ajudar na reestruturação do sistema.

Primeira miniagência em contêiner do Banco do Nordeste é instalada em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco

Primeira miniagência em contêiner do Banco do Nordeste é instalada em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco

Como parte da estratégia para ampliar os financiamentos direcionados para os micros, minis, pequenos e médios empreendedores por meio do programa de microcrédito Crediamigo, o Banco do Nordeste inaugurou em Pernambuco a primeira miniagência instalada em contêiner modular do Brasil. Com design moderno, estrutura interna confortável e sustentável, a unidade começou a funcionar no município de Ipojuca. Mais duas devem ser instaladas esta semana em Cabrobó (PE) e Petrolândia (PE). Outras 50 lojas avançadas desse tipo também serão instaladas em todo Nordeste e nas regiões dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais nas quais o banco atua. Desenvolvidas pela empresa pernambucana Agemar Infraestrutura e Logística, as estruturas das miniagências em contêineres possibilitarão ao banco levar o Crediamigo a um maior número de localidades e permitirá a mobilidade necessária a fim de que a unidade possa ser facilmente deslocada de acordo com a demanda de cada região. Segundo o gerente de Projetos e Expansão do Banco do Nordeste, Alexandre Barbosa, a desses equipamentos será um apoio importante para a consolidação da expansão das operações de microcrédito. “Esse é um novo momento, com novas estruturas mais modernas e mais enxutas que dão condições de mais proximidade e mais escalabilidade para o Crediamigo”, afirmou. “O uso de contêineres customizados em residências e pontos comerciais tem crescido significativamente nos últimos anos, impulsionado por fatores econômicos, ambientais e estéticos. Além disso, a flexibilidade no design permite a criação de estruturas modernas e funcionais, adaptadas às necessidades específicas de cada projeto”, afirma Leonardo Cardoso, diretor executivo da área de customização de contêineres marítimos e de módulos habitáveis da Agemar. O Banco do Nordeste planeja praticamente duplicar a atual estrutura de atendimento do Crediamigo, passando das cerca de 500 existentes para mil unidades até o final do próximo ano incluindo, neste total, lojas, miniagências em contêineres e pontos de apoio. Via Pernambuco Notícias