qui, 13 junho 2024
InícioAgricultura"Temos que sair do paliativo e encontrar uma situação definitiva", dispara Doriel...

“Temos que sair do paliativo e encontrar uma situação definitiva”, dispara Doriel Barros durante audiência pública sobre os perímetros irrigados do Sistema Itaparica

A audiência pública foi convocada pela Comissão de Agricultura da Alepe, que é presidida por Doriel

O auditório Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, foi cenário de uma importante audiência pública sobre os perímetros irrigados do Sistema Itaparica. Convocada pelo deputado estadual Doriel Barros (PT), presidente da Comissão de Agricultura da Casa, a audiência foi fundamental para encontrar soluções para acabar com os problemas da região. Ao fim do encontro, alguns encaminhamentos foram definidos, como: solicitação de uma audiência com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa; retorno de uma mesa de diálogo entre o Governo Federal, Codevasf, Governo do Estado e Alepe; e também que o Governo do Estado utilize o fundo de reserva da privatização da Celpe para ajudar na reestruturação do sistema.

“Essa audiência é fundamental para reafirmar a dignidade dessas pessoas. É necessário que Itaparica volte para o centro do debate público. As famílias estão convivendo com vários problemas, por isso temos que sair do paliativo para encontrar uma solução definitiva”, afirma Doriel. Vale ressaltar que o Sistema Itaparica é composto por 10 projetos de reassentamento com irrigação, sendo seis em Pernambuco e quatro na Bahia.

O deputado Doriel Barros também se comprometeu em articular junto ao Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e a Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que os dois reforcem a atenção à região. “Também são encaminhamentos da audiência a ideia de que projetos que envolvam energia solar sejam utilizados para abastecer os perímetros, que haja mais investimentos para a malha viária dos assentamentos e que a Alepe crie uma Comissão Parlamentar Estadual para acompanhar todas essas demandas”, ressalta o presidente do em Pernambuco.

Também participaram da audiência pública: Luis Napoleão Casado, diretor da Área de Irrigação e Operações da Codevasf; José Almir Cirilo, Secretário de Recursos Hídricos e Saneamento do Governo de Pernambuco; o coordenador do Polo Sindical Pernambuco-Bahia, José Dionísio da Silva; o diretor da Fetape, Adimilson Nunis de Souza; os deputados estaduais João Paulo, Fabrizio Ferraz, Luciano Duque, Rosa Amorim e João Paulo Costa; o deputado federal Carlos Veras; o Bispo da Diocese de Floresta, Dom Gabriel Marchesi; Pedro Oliveira, prefeito de Curaçá (BA), representando os prefeitos da Bahia; e Fabiano Marques, prefeito de Petrolândia (PE), representando os prefeitos de Pernambuco.

A audiência também teve a presença dos prefeitos de Orocó e Petrolândia; dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, Itacuruba, Orocó; e de vereadores de Curaçá (BA), Santa Maria da Boa Vista (PE) e Orocó (PE).

Por FolhaPE

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
27.6 ° C
27.6 °
27.6 °
58 %
7kmh
96 %
qui
27 °
sex
30 °
sáb
30 °
dom
30 °
seg
30 °

Mais Lidas