sáb, 18 maio 2024
InícioDestaques‘Polícia Federal não persegue ninguém’, diz Lula durante posse de Lewandowski como...

‘Polícia Federal não persegue ninguém’, diz Lula durante posse de Lewandowski como ministro da Justiça

Ricardo Lewandowski, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), assumiu nesta quinta-feira (1º) o cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Lula, em uma cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, que contou com a presença de importantes figuras políticas e jurídicas, incluindo ex-presidentes e membros de tribunais superiores.

A posse, que reuniu ministros do STF, parlamentares, e ministros do governo federal, incluindo o senador Flávio Dino e os ex-presidentes José Sarney e Fernando Collor, foi marcada por discursos enfatizando a continuidade do trabalho de segurança pública iniciado por Dino. Lewandowski destacou que seu principal desafio será a segurança pública, afirmando que dedicará seus esforços para dar continuidade ao “excelente trabalho” de seu antecessor.

Em seu pronunciamento, o presidente Lula abordou a complexidade do crime organizado no Brasil, descrevendo-o como uma “indústria multinacional” com presença em diversas atividades do país. Ele enfatizou a necessidade de combate ao crime organizado, tanto internamente quanto em parceria com outros países. Lula também assegurou que o governo federal não interferirá na política de segurança pública dos estados, reiterando que a Polícia Federal “não persegue ninguém”.

“Ninguém persegue ninguém. A Polícia Federal não persegue ninguém. O governo federal não quer se intrometer na política de segurança nos estados. O que queremos é construir com os governadores dos estados as parcerias necessárias para que a gente possa ajudar a combater um crime que eu não chamo de pequeno”, afimou Lula.

Além disso, Lula expressou total confiança na capacidade de Lewandowski de formar sua equipe, enfatizando a importância da montagem da equipe para o sucesso da gestão do novo Ministro da Justiça. Ele destacou a competência da equipe de Flávio Dino, mas reafirmou que Lewandowski tem liberdade para escolher seus colaboradores, responsabilizando-se pelos acertos e erros de sua administração.

“Eu chamei o Lewandowski e disse: ‘Companheiro, a sua equipe é você quem monta. Você não tem compromisso com ninguém que está lá do Flávio Dino. O seu compromisso é montar a sua equipe, porque a partir da montagem é que você vai responder pela glória dos acertos e pelo sofrimento dos erros que cometer’”, disse o presidente.

Por Portal ChicoSabeTudo

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens dispersas
22.1 ° C
22.1 °
22.1 °
90 %
2.3kmh
29 %
sáb
31 °
dom
30 °
seg
31 °
ter
31 °
qua
32 °

Mais Lidas