sáb, 20 abril 2024
InícioDestaquesLava-Jato: União é multada por grampos ilegais contra Lula; saiba o valor

Lava-Jato: União é multada por grampos ilegais contra Lula; saiba o valor

A operação Lava Jato ainda repercute juridicamente. Desta vez a União foi multada e deve pagar R$ 50 mil ao advogado Roberto Teixeira, que atuou na defesa do presidente Lula (PT). A sentença foi baseada em acusações de danos morais e irregularidades em grampos telefônicos.

De acordo com informações do O Globo, a multa está relacionada à interceptação realizada de maneira irregular pela força-tarefa da Lava-Jato no Ministério Público Federal (MPF).

Os desembargadores do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) destacaram a “indevida violação ao sigilo de comunicações”, afirmando que a decisão ultrapassou “limites constitucionais e as normas estabelecidas pela legislação de regência”.

A decisão ressalta que o acesso indevido ao sigilo das conversas interceptadas afetou a esfera da personalidade do autor, ultrapassando meros aborrecimentos e violando o patrimônio imaterial do requerente em suas relações de direito privado. Na época, o celular de Teixeira chegou a ser monitorado.

A autorização para a interceptação foi concedida em 2016 pelo então juiz federal Sergio Moro, na época responsável pelos processos da Operação Lava-Jato na 13ª Vara Federal de Curitiba. Com a decisão publicada na última segunda-feira (26), o processo alcançou trânsito em julgado, indicando que não há mais possibilidade de recursos.

Via O Povo com a Notícia

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
25.3 ° C
25.3 °
25.3 °
61 %
4.1kmh
98 %
dom
31 °
seg
33 °
ter
30 °
qua
33 °
qui
25 °

Mais Lidas