ter, 27 fevereiro 2024
InícioDestaquesSTJ quer mandar prender Robinho, mas defesa recorrerá ao STF

STJ quer mandar prender Robinho, mas defesa recorrerá ao STF

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça, integrada por 15 ministros, vai se reunir nesta quarta-feira (16) para decidir se o jogador Robinho – condenado a nove anos de prisão por violência sexual contra uma mulher albanesa numa boate em Milão – cumprirá pena no Brasil.

Em 2022, Robinho teve a condenação confirmada pela mais alta instância da Justiça italiana e foi emitido um mandado de prisão internacional.

A acusação utilizou áudio gravado a partir de uma escuta instalada em um carro, que flagrou uma conversa entre Robinho e seus amigos, o que possibilitou confirmar a versão da vítima sobre o estupro coletivo.

Como a Constituição Brasileira não permite a extradição de brasileiros, ele não pôde ser preso e deportado para a Itália. A justiça italiana pediu, então, execução da pena do atleta em território brasileiro.

A defesa do ex-jogador do Santos insiste na tradução de todo o processo do italiano para o português, sob a alegação de que só assim é possível verificar se foi observado o devido processo legal no exterior.

O ministro Francisco Falcão é o relator do processo e já negou essa reivindicação dos advogados de Robinho. Se a Corte Especial mantiver essa posição, a defesa já sinaliza que irá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), sob a alegação de que só assim é possível verificar se foi observado o devido processo legal no exterior.

“Vivemos em um mundo globalizado. Italiano não é sânscrito. Essa decisão vai dizer ao mundo se o Brasil é o país da impunidade”, disse um ministro do STJ.

“Se eu fosse o relator, já teria mandado para a cadeia. Os diálogos são demolidores”, comentou outro magistrado.

Via PE Notícias

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens dispersas
24.1 ° C
24.1 °
24.1 °
75 %
5.1kmh
50 %
ter
34 °
qua
34 °
qui
33 °
sex
33 °
sáb
29 °

Mais Lidas