qui, 20 junho 2024
InícioCarnaubeira da Penha NotíciasNo Sertão de Itaparica, governadora Raquel Lyra leva água tratada pela primeira...

No Sertão de Itaparica, governadora Raquel Lyra leva água tratada pela primeira vez a Carnaubeira da Penha, entrega a requalificação da PE-425

Em Carnaubeira da Penha, no Sertão de Itaparica, a governadora Raquel Lyra realizou entregas e fez uma série de anúncios estratégicos para a região nesta segunda-feira (5). A gestora inaugurou, por exemplo, a primeira etapa do sistema de abastecimento de água do município. Pela primeira vez, a água tratada da Adutora do Pajeú chega às torneiras da cidade. A governadora também realizou a entrega da nova PE-425 após a restauração da via, que é estratégica para a trafegabilidade entre as regiões sertanejas Central e de Itaparica. Por último, a gestora anunciou a nova edição do programa CNH Rural, com a criação de 20 mil vagas, o dobro da última edição, que foi em 2021/2022.

“É uma alegria poder ver a água tratada dentro da casa da população. Uma adutora poderia ser a solução para a chegada de água, e com decisão política nós fizemos. Também entregamos no dia de hoje uma estrada nova, a PE-425, uma ligação importante aqui no Sertão do nosso Estado, que permite o escoamento da produção do pequeno produtor familiar. E para a população que sonha em tirar a Carteira de Habilitação, vamos criar 20 mil inscrições para essa oportunidade. A nossa mudança parte do princípio de que a gente só promete aquilo que pode cumprir, e dentro do mais rápido espaço de tempo”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

A chegada de água tratada a Carnaubeira da Penha vai beneficiar diretamente os cerca de 13 mil moradores da cidade, que até este momento não possuía concessão da Compesa e era abastecida por um conjunto de seis poços. A segunda etapa do sistema de abastecimento do município está em fase de elaboração de projeto pela equipe da Secretaria de Recursos Hídricos e de Saneamento do Estado. Esta etapa contemplará a adequação de toda a rede de distribuição, permitindo uma entrega mais eficiente de água para a população.

“Desde 2013 que a Adutora do Pajeú passa por essas terras e por praticamente todas as cidades da região, mas Carnaubeira foi esquecida nesse contexto. Quando o problema foi posto para nós, há três meses, nós corremos para resolvê-lo e agora estamos trazendo água pra cá. Água do São Francisco, de excelente qualidade. Em mais uns meses a gente vai fazer com que essa água seja distribuída em todas as residências”, pontuou o secretário de Recursos Hídricos e de Saneamento do Estado, Almir Cirilo.

“Esperamos muito para ver a água boa do Rio São Francisco nas torneiras. Se a população quisesse água boa tinha que comprar. Mas isso está superado, a água chegou e o sonho foi realizado”, registrou o prefeito de Carnaubeira da Penha, Elízio Soares Filho.

A restauração da PE-425, que contou com investimento de R$ 61 milhões, vai melhorar a locomoção de 57 mil moradores de Floresta, Mirandiba e Carnaubeira da Penha, municípios interligados pela rodovia, no trecho com 43,4 quilômetros de extensão. A via também vai garantir acesso mais curto, rápido e seguro aos usuários que seguem com destino aos estados da Bahia, Paraíba e Ceará, além de facilitar o escoamento da produção agropecuária.

“A população dessa região, principalmente de Carnaubeira da Penha e de Floresta, pedia essa estrada porque conecta as duas cidades de forma digna. E nós fizemos mais de 70% da obra dentro da gestão, com mais de 60 milhões empregados nos serviços”, disse o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra.

“A governadora trouxe dignidade para as pessoas da região, porque essa obra era sonhada há muitos anos. Gratidão é o que expresso neste momento de uma entrega tão importante”, disse o deputado estadual Kaio Maniçoba.

Em nova edição do Programa CNH Rural, agricultores familiares pernambucanos terão a oportunidade de realizar de forma gratuita as etapas para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além da criação das 20 mil vagas, a governadora informou que as 8.741 pessoas que se inscreveram no último exercício e não foram convocadas serão chamadas a partir desta terça-feira (6).

Na edição de 2024-2025, as mulheres agricultoras serão priorizadas na convocação de inscritos. Nesta terça, será publicada uma portaria do Detran com os procedimentos de inscrição, que poderão ser feitas pelo próprio site do órgão. Para as pessoas que não foram convocadas na última edição, a lista será divulgada nos canais oficiais do Detran.

“O programa contempla trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar com o processo inteiramente gratuito de retirada e renovação da CNH”, disse o presidente do Detran-PE, Carlos Fernando Ferreira.

Participaram do evento público a prefeita Rorró Maniçoba, de Floresta, e os prefeitos Bernardo Maniçoba, de Itacuruba; Dr. Evaldo Bezerra, de Mirandiba; e Márcia Conrado, de Serra Talhada. Os secretários estaduais Hercílio Mamede (Casa Militar), Ellen Viégas (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca) e Fernando Holanda (Assessoria Especial) também estiveram presentes na solenidade, assim como lideranças políticas e da sociedade civil locais.

Blog do Alberes Xavier

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
21.6 ° C
21.6 °
21.6 °
90 %
2.2kmh
100 %
qui
29 °
sex
29 °
sáb
29 °
dom
30 °
seg
29 °

Mais Lidas