A Prefeitura de São João, no Agreste de Pernambuco, decidiu suspender a programação do Carnaval 2023 após a chacina que deixou cinco mortos no município na última quinta-feira (26). A verba que seria utilizada para promover as festividades será utilizada em medidas de reforço da segurança pública.
A medida foi anunciada pelo prefeito Wilson Lima neste sábado (28). Entre as medidas que serão adotadas, a prefeitura planeja a instalação de câmeras de segurança em diversos pontos do município e a instituição da Guarda Municipal, por meio de um Projeto de Lei enviado a Câmara de Vereadores.
“Nesse momento, não seria o momento de comemorarmos nada. Agora é o momento de buscarmos nos fortalecer e cuidar de quem ficou. Todo esse dinheiro vai ser investido na questão de segurança”, disse o prefeito.
O prefeito decretou luto oficial no município após a chacina e informou que tem articulado uma reunião com o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, para solicitar apoio às medidas que devem ser adotadas para reforço da segurança.
Quem são as vítimas
Chacina em São João — Foto: Arte/g1
As cinco vítimas fatais foram sepultadas entre a sexta-feira (27) e o sábado (28). O corpo de Vinícius Ravelly Ferreira Cavalcante, de 27 anos, e Maria Sophia Gonçalves da Silva, de 2 anos, foram enterrados no Cemitério Municipal de São João na tarde da sexta-feira (27).
Durval Roberto Pereira Neto, Valderlan Vinícius Bezerra Alves e Lucas Pereira Andrade, de 23 anos, apontado pela Polícia Civil como traficante de drogas que era o alvo dos criminosos, foram velados e sepultados no sábado (28).
Suspeitos presos
Cinco dos sete suspeitos de participar da chacina foram presos na sexta-feira (27). A informação é das Forças Estaduais de Seguranças Pública de Pernambuco, de Garanhuns, que trabalham no caso.
Na manhã da sexta-feira, dois suspeitos foram presos e a polícia afirmou a prisão de mais três pessoas envolvidas no crime. Com os suspeitos, a polícia apreendeu três armas de fogo e vestimentas utilizadas no crime.
Do G1 Caruaru