Morreu na noite de ontem (5), no Hospital de Emergência de Arapiraca, o homem que foi baleado após perseguir, armado com um facão, militares do Canil do 3º BPM. O fato ocorreu na na sexta-feira (4), no Mercado Público da cidade.
Os policiais militares atiraram várias vezes contra o suspeito, com balas de borracha, mas não conseguiram contê-lo e efetuaram um disparo de arma de fogo. Em um vídeo que circulou nas redes sociais, o homem é visto se recusando a obedecer a diversas ordens para soltar a faca e correndo atrás dos militares, enquanto algumas pessoas filmam a cena e gritam para que a polícia atire.
Em nota à imprensa, a PM-AL informou que os militares seguiram o protocolo do Uso Progressivo da Força, onde inicialmente, visando manter a segurança deles e dos terceiros, mantiveram a distância e tentaram conter o homem que estava ameaçando os populares no Mercado Público. Mesmo assim, o agressor tentou ferir os militares, que utilizaram a munição de elastômero para tentar contê-lo, porém sem sucesso.
“Visto que o indivíduo ainda tentava desferir golpes de faca nos militares e o uso do armamento não letal não obteve êxito, os militares de forma técnica, e visando a proteção deles e da população, usaram da arma de fogo para conter o agressor, que foi atingido em uma região de menor potencial letal”, destaca trecho da nota.
Parentes da vítima informaram à imprensa que o homem era paciente psiquiátrico e estava em surto no momento do ataque.
Por Ítalo Timóteo