ter, 16 abril 2024
InícioGeralMaternidade no Recife tem surto de Covid-19 e direção reconhece que isolamento...

Maternidade no Recife tem surto de Covid-19 e direção reconhece que isolamento ‘não é o ideal’

Conhecido como Maternidade da Encruzilhada, o Cisam é referência para partos de risco no estado. Mães relatam angústia ao saber que dividem espaço com pacientes com a doença.

O Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), conhecido como Maternidade da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife, está com um surto de Covid-19, segundo a direção da unidade. Nesta terça-feira (8), havia, ao menos, sete bebês e uma mãe com diagnóstico da doença no local, que não dispõe de um isolamento ideal por causa da superlotação.

O centro é referência no atendimento de gestantes de alto risco no estado. Diretora-executiva da maternidade, Benita Spinelli relatou que a unidade foi surpreendida pelo surto e precisou restringir, desde o domingo (6), as visitas para evitar a transmissão da doença.

“A gente tem pedido um apoio incondicional [da regulação de leitos] para dar uma folga para o Cisam, para que a gente possa atender a essa demanda que chegou de uma forma tão inesperada. Conseguimos o mínimo de estruturação interna para isolar, […] mas ainda não é o ideal”, disse Benita.

A gerente da unidade neonatal, Manuela Nóbrega, afirmou que os setores não são adequados para isolar pacientes e que há pessoas com e sem Covid compartilhando o mesmo espaço, por falta de estrutura.

Cisam tem grande número de pacientes internados, parte deles com Covid-19 e sem isolamento ideal .

“É um cenário que preocupa muito a gente porque todos os setores de alto risco do hospital estão com pacientes com Covid. […] A gente tenta deixar os positivos em um local isolado. Porém, não tem banheiro que não seja compartilhado. Tem local superlotado, e a gente não consegue deixar o paciente a dois metros de distância do outro”, contou Manuela.

O hospital informou que pediu ao governo do estado para restringir o plantão, ou seja, para que não fossem enviados mais pacientes, a fim de que seja possível fazer o isolamento e diminuir a superlotação da maternidade. Em alguns locais, onde deveria haver 15 leitos, estão mais de 20, segundo os profissionais de saúde.

“A gente fica um pouco de mãos atadas para controlar o surto porque, a todo instante, estão nascendo mais bebês”, declarou Manuela.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco informou que está em contato com a direção do Cisam para encontrar medidas que favoreçam a segurança dos pacientes, mas não informou que medidas são essas nem se vai continuar enviando novas pacientes para a unidade de saúde.

Medidas de prevenção

Devido ao surto da Covid-19, a entrada de acompanhantes está restrita e, dependendo da quantidade de pessoas dentro do hospital, é preciso esperar a vez. Só as mães dos bebês internados têm livre acesso e precisam fazer teste de Covid antes de subir, o que não era mais obrigatório.

Além disso, o Cisam informou que tem feito campanhas para pedir que as pessoas evitem circular por dentro do hospital e usem máscara o tempo todo.

A Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) tem capacidade para 15 bebês, mas abriga atualmente 22, sendo três deles com Covid-19. A solução para fazer o isolamento foi colocar uma cortina para separá-los dos outros. Segundo os profissionais, o ideal seria um ambiente exclusivo para eles.

A dona de casa Bruna Alves está angustiada por ver bebês e mães com Covid-19 dentro do Cisam, no Recife

A situação deixa as mães angustiadas. As mulheres que não estão com a doença ficam preocupadas de acabar contraindo no local.

“Pensei que ia ser um lugar mais seguro. Pela superlotação, já era difícil. Com essa questão do Covid, a preocupação ficou ainda maior”, disse a dona de casa Bruna Alves, mãe da recém-nascida Eloá.

Sentimento semelhante tem a dona de casa Aline Cristina Carnaíba, que aguarda ansiosa para que a filha Lorena tenha alta e siga para casa.

“Tinham mães tossindo, uma com febre já há dias. Dois filhos dessas mães foram para UTI, e um deles teve Covid. Foi aí que testaram todo mundo. […] É angustiante, a gente fica junta em um alojamento. Eu mesma estou com medo de que ela venha a testar positivo”, disse.

Via Blog do Elvis 

Blog Petrolândia Notícias
Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
22.6 ° C
22.6 °
22.6 °
95 %
2.1kmh
100 %
ter
33 °
qua
32 °
qui
32 °
sex
32 °
sáb
31 °

Mais Lidas