sex, 21 junho 2024
InícioAgriculturaManifestação na BR-316 entre Petrolândia e Floresta, cobra urgência na solução da...

Manifestação na BR-316 entre Petrolândia e Floresta, cobra urgência na solução da crise hídrica nos Projetos Irrigados do Sistema Itaparica; Veja vídeo e fotos

Hoje, quarta-feira, 4 de outubro, no Km 323 da BR 316, próximo à Transposição do Rio São Francisco, tornou-se o palco de uma manifestação que chama a atenção de todos. Os protagonistas desse protesto são os reassentados do Sistema Itaparica, residentes na cidade de Petrolândia-PE. Eles se uniram em busca de um objetivo crucial: chamar a atenção do Governo Federal para a crítica situação de abastecimento de água nos Perímetros Irrigados da região.

A terça-feira, 3 de outubro, amanheceu sem água, deixando a comunidade em estado de urgência. A interrupção dos serviços prestados por empresas terceirizadas à Codevasf foi a gota d’água para os habitantes dos Projetos Irrigados, que decidiram tomar medidas drásticas para fazer ecoar seu apelo. Além de bloquearem a rodovia, os reassentados desligaram a bomba da EBV-1 da Transposição do Rio São Francisco no EIXO LESTE, localizada em Floresta-PE.

A situação caótica que vivenciamos hoje é, em grande parte, um reflexo da falta de definição de responsabilidades entre órgãos federais. Até o último dia 21 de setembro, a CODEVASF era encarregada da manutenção do sistema. Contudo, uma resolução foi emitida, transferindo tais responsabilidades para a CHESF, referentes aos projetos de Itaparica. No entanto, a CHESF alega ainda não ter assumido oficialmente tais atribuições, o que levou à falta de providências para a resolução do problema. Além disso também está ocorrendo um protesto no Km 82 da BR 116, em Belém do São Francisco-PE, com a interdição das quatro saídas do Trevo do Ibó

Essa indefinição cruel deixou a população de mais de 45 mil pessoas dos Projetos Irrigados em uma situação de incerteza e preocupação quanto ao futuro do abastecimento de água na região. A manifestação na BR-316 é um apelo desesperado dos reassentados para que o Governo Federal intervenha e solucione urgentemente esse problema, que afeta diretamente a vida e o sustento de milhares de famílias na área irrigada. É um grito de socorro em busca de água, direito fundamental que não pode ser negligenciado.

O Blog PN com exclusividade esteve no local da manifestação. Assista abaixo a reportagem especial:

Fotos:

Por Redação | Fotos e Vídeo: Alex Santos e Ana Paula

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
22.6 ° C
22.6 °
22.6 °
76 %
6.4kmh
88 %
sex
23 °
sáb
29 °
dom
29 °
seg
31 °
ter
32 °

Mais Lidas