dom, 14 julho 2024
InícioDestaquesLula manda Caixa suspender taxa do Pix para Pessoa Jurídica, diz colunista

Lula manda Caixa suspender taxa do Pix para Pessoa Jurídica, diz colunista

A Caixa Econômica Federal vai suspender a cobrança de taxa no Pix para pessoa jurídica, por orientação do presidente Lula (PT). Segundo Igor Gadelha, do Metrópoles, o chefe do Executivo teria ficado irritado com o anúncio feito pelo banco na última segunda-feira (19), de que começaria a cobrar os clientes em 19 de julho.

A irritação de Lula se deu porque o banco teria realizado o anúncio sem ter dialogado com o Palácio do Planalto. A notícia, a propósito, causou forte repercussão negativa para a gestão do petista.

A ordem do presidente teria sido para que a Caixa suspendesse o anúncio até segunda ordem. O presidente, vale lembrar, está em viagem na Europa, onde cumprirá agenda junto ao Papa Francisco e líderes europeus.

Sendo assim, é esperado que Lula só trate do assunto quando retornar ao Brasil. Ele cumpre agenda na Europa até a próxima sexta-feira (23).

O anúncio da Caixa Econômica Federal detalhava que o Pix só seria taxado para clientes do tipo pessoa jurídica — ou seja, contas ligadas a um CNPJ.

Pessoas físicas, microempreendedores individuais (MEI) e beneficiários de programas sociais não seriam afetados.

Cobrança de taxa no Pix

A cobrança de taxa para transações Pix é autorizada pelo Banco Central desde o final de 2020, e já vinha sendo utilizada por outras instituições financeiras.

As tarifas anunciadas pela Caixa variam de acordo com a operação realizada, partindo de 0,89% até 1,20% do valor total da operação. O valor mínimo da taxa seria de R$ 1 e o máximo, R$ 130, a depender da transação.

Via PE Notícias

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens dispersas
22.7 ° C
22.7 °
22.7 °
63 %
6.4kmh
44 %
seg
29 °
ter
30 °
qua
27 °
qui
30 °
sex
21 °

Mais Lidas