sáb, 25 maio 2024
InícioArcoverde NotíciasLula exalta chegada de águas do São Francisco a milhares de pernambucanos:...

Lula exalta chegada de águas do São Francisco a milhares de pernambucanos: “para todos”

“Ninguém acreditava que fosse possível fazer a transposição do São Francisco. O Brasil tem o direito de fazer a transposição para trazer água a milhões que vivem no semiárido”. A frase do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira, no município de Arcoverde, em Pernambuco, resume a importância da inauguração da Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) de Ipojuca e do trecho Belo Jardim – Caruaru da Adutora do Agreste de Pernambuco.

A obra integra o maior sistema integrado de adutoras de abastecimento humano do Brasil e um dos maiores do mundo. Quando todo o projeto estiver finalizado, serão 1.500 quilômetros de adutoras que levarão mais de quatro mil litros por segundo de água da transposição do Rio São Francisco para abastecimento da região.

Atualmente, seis municípios já são atendidos pela Adutora do Agreste. A inauguração da Estação Elevatória amplia a lista para nove. O abastecimento regular será expandido de 190 mil para 615 mil pessoas. A estação elevatória é essencial para a finalização da primeira etapa do projeto. A estrutura permite que, até 2026, 23 municípios e 1,3 milhão de pessoas sejam interligados ao sistema nos municípios de Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Bento do Una, São Caetano, Caruaru, Bezerros, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Brejo da Madre de Deus, Pedra, Venturosa, Buíque, Tupanatinga, Itaíba, Águas Belas, Iati, Cachoeirinha e Lajedo.

“Ver as águas da transposição do São Francisco chegando cada vez mais longe, levando esperança e vida nova a mais pessoas, é um misto de emoção e de sensação de dever cumprido. Fizemos a escolha certa, 21 anos atrás, quando nos comprometemos a tirar do papel esse projeto”, avaliou o presidente.

“É por isso que eu quero não só o meu Pernambuco, mas a Paraíba, o Rio Grande do Norte, o Ceará, a Bahia, todos os estados, não apenas com irrigação, mas com a política de água para todos. Todo mundo tem direito de tomar um banho em um chuveiro gostoso, lavar roupa numa máquina. O estado de Pernambuco terá água para todo mundo se fartar, bebendo, tomando banho, cuidando dos animais e da nossa agricultura”, ressaltou.

SONHO – A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, falou sobre a importância da Estação Elevatória e fez questão de agradecer a todos os que se empenharam para a conclusão da obra. “A conquista é do povo de Pernambuco, que sonhou e lutou muito para que isso pudesse acontecer. Aqui tem muita gente que nunca teve o direito de tomar um banho em pé. A gente suplica por carro-pipa para ter 200 litros de abastecimento numa cisterna ou dentro de uma caixa d’água. Não é justo que a gente esteja no século XXI e tenha pessoas que ainda vivam em condições como essa”, afirmou Raquel Lyra.

O prefeito de Arcoverde também celebrou o avanço. “Hoje é um dia de grande importância para Pernambuco. Essa Adutora do Agreste, essa elevatória, que agora faz parte dela, é a obra do século do nosso estado. É a obra de Pernambuco”, frisou Wellington Maciel.

COMPLEXO – O projeto da Adutora do Agreste de Pernambuco compreende um sistema composto por unidades de captação, adutoras de água bruta, estação elevatória de água bruta, reservatório de água bruta, estação de tratamento, adutoras de água tratada e estações elevatórias de água tratada.

O Governo Federal já investiu mais de R$ 1,2 bilhão no projeto, enquanto o estado, como contrapartida, aplicou R$ 200 milhões. A primeira etapa compreende 790 quilômetros de tubulações, além de três obras complementares de captação e interligações para fornecimento antecipado de água ao sistema. A segunda etapa ainda está em fase de contratação. Quando for concluída, o sistema adutor pernambucano vai beneficiar um total de 2 milhões de habitantes em 68 municípios.

Via Didi Galvão

Relacionados

1 COMENTÁRIO

  1. Bolsonaro é show, concluindo as obras superfaturadas pelo atual desgoverno. Como estratégia ilusória ao povo do nordeste, travou todo fluxo das águas logo no início de seu governo para depois vir a fazer campanha nas costas do melhor presidente que tivemos, Bolsonaro.
    Vai dormir com essa lula sonhe e tenha pesadelos com Bolsonaro todas as noites, que é isso que tu merece.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
28.5 ° C
28.5 °
28.5 °
58 %
5.9kmh
100 %
sáb
30 °
dom
31 °
seg
30 °
ter
31 °
qua
33 °

Mais Lidas