seg, 20 maio 2024
InícioDestaquesGoverno Federal reforça segurança em portos e aeroportos brasileiros

Governo Federal reforça segurança em portos e aeroportos brasileiros

O presidente Lula assinou nesta quarta-feira (1°) o decreto de Garantia de Lei e da Ordem (GLO) para ampliar a segurança em portos e aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo. Válido até maio de 2024, a medida faz parte do plano estruturado pelo Governo Federal cujo objetivo é ampliar os trabalhos de monitoramento e inteligência na entrada e saída de bagagens e cargas transportadas em vias marítima e aérea. O anúncio foi feito em cerimônia realizada no Palácio do Planalto com a participação o Ministro de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho.

Os trabalhos serão adotados exclusivamente nos aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), além dos portos de Itaguaí (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP). O presidente afirmou que o plano contará com atuação das forças militares, sob coordenação da Polícia Federal, que também vão monitorar áreas de fronteiras. “A atuação das forças armadas nos portos e aeroportos ocorrerá em articulação com a Polícia Federal. O Exército e a Aeronáutica fortalecerão as ações relativas à faixa de fronteira do Brasil com outros país, em especial aos estados do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul”, concluiu Lula.

Durante o evento, o ministro Silvio Costa Filho ressaltou que o MPor está trabalhando em um plano nacional de segurança portuária e aeroportuária com foco no monitoramento das áreas de embarque de pessoas e cargas. “Nós estamos dialogando com o Governo Federal e demais ministérios no sentindo de apresentar um plano a nível nacional cujo objetivo seja combater o tráfego de drogas e armas. Estamos implementando o serviço de tecnologia que busca transparência, radares e câmeras de monitoramento, afirmou Costa Filho.

A ação de monitoramento dos modais portuários e aeroportuários contará com trabalho do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Ministério da Defesa, que apresentarão um plano de modernização tecnológica para a atuação da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal Federal, Exército, Marinha e Aeronáutica, com foco no aperfeiçoamento das ações realizadas em portos, aeroportos e fronteiras.

Via FalaPE

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
céu limpo
24.8 ° C
24.8 °
24.8 °
61 %
4.8kmh
8 %
ter
31 °
qua
30 °
qui
31 °
sex
30 °
sáb
22 °

Mais Lidas