dom, 14 julho 2024
InícioDestaquesEm Petrolina, governadora Raquel Lyra inicia escuta local do Ouvir para Mudar

Em Petrolina, governadora Raquel Lyra inicia escuta local do Ouvir para Mudar

A governadora Raquel Lyra, junto à vice-governadora Priscila Krause e todo o secretariado do Governo do Estado, deu início, nesta sexta-feira (1), às plenárias do Ouvir para Mudar, processo para construção do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. Importante instrumento para o planejamento orçamentário da gestão estadual nos próximos anos, o PPA começa no município de Petrolina, Sertão de Pernambuco, para desenvolver as escutas locais a fim de aprofundar as prioridades da população pernambucana.

“A população está no centro das decisões, nas escolas, na zona rural, nas comunidades e em cada recanto do nosso estado. Hoje, especialmente, no Sertão do São Francisco. Essas escutas vão guiar as soluções que verdadeiramente vão chegar no nosso povo. Mudar não é fácil, por isso nosso governo está aqui tocando o trabalho no interior. Também vamos ouvir nossos servidores e todos os trabalhadores do nosso estado, bem como alunos da rede estadual de ensino”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Durante o evento, que ocorreu na Erem Professora Evanira de Souza Dias, representantes de salas temáticas apresentaram ao Governo os principais pontos de demandas solicitadas pela sociedade. Algumas dessas demandas da população já estão em execução pelo Governo do Estado. Os temas das salas envolvem Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia; Segurança e cidadania; Saúde e Qualidade de Vida; Agricultura e Meio Ambiente; Água e Habitação; e Infraestrutura e Dinamismo Econômico.

Muitas das demandas da população se concentraram em criação de políticas públicas para mulheres que moram em zonas rurais; implantação de uma casa Funase feminina; retomada da Transnordestina; redução do rodízio de água na área rural; melhoria das estradas e vias rurais; bolsas de pesquisa e extensão para o ensino médio, além de conexão de internet de qualidade nas escolas.

A representante da sala que tratou sobre Água e Habitação, Claudia Ferreira, pediu melhoria no acesso de água à população. “Algumas famílias não têm reservatório para dar água aos seus filhos. Precisamos do apoio da governadora para projeto de água para a população, não só para ficar no papel, mas que saia dele”, pediu a representante.

Presente no evento, o prefeito de Petrolina, Simão Durando, agradeceu a presença da iniciativa na cidade. “Esse é o momento em que a governadora vai escutar a população. A gente sabe que as demandas são crescentes em todo o Estado, mas estamos muito animados. Espero que ela possa colher boas informações aqui para poder ter sucesso na gestão”, registrou o prefeito.

O secretário estadual de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques, abriu a plenária em Petrolina. “Nós mandaremos o Plano Plurianual para a Assembleia Legislativa agora em outubro. Ele vai vigorar por quatro anos e nortear todos os projetos orçamentários de 2024 até o ano de 2027”, explicou o secretário.

A moradora da comunidade N-1 em Petrolina, no Projeto Senador Nilo Coelho, Leane Alvez, aproveitou o momento para agradecer as iniciativas que já foram realizadas pela gestão estadual. “Venho agradecer à governadora pela infraestrutura das rodovias dos projetos irrigados que saíram do papel. Os produtores não estavam tendo como locomover as frutas, mas com as obras das PEs que ligam as comunidades N-1 ao N-5, a logística para a saída dos produtos finalmente será facilitada”, comentou Leane.

Participaram do evento os secretários estaduais Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), Túlio Vilaça (Casa Civil), Hercílio Mamede (Casa Militar), Ana Maraíza (Administração), Bianca Teixeira (Procuradoria Geral do Estado), Zilda Cavalcanti (Saúde), Fernando Holanda (Assessoria Especial), Ana Luíza Ferreira (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Mauricélia Montenegro (Ciência e Tecnologia), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Lucinha Mota (Direitos Humanos), Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento), Mariana Melo (Mulher), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura), Érika Lacet (Controladoria-geral) e Carolina Cabral (Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas), Ellen Viégas (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), além de prefeitos, vereadores, lideranças locais e mais representantes do governo estadual.

Confira algumas propostas solicitadas pela população, dividas por temas

Segurança e cidadania:

  • Políticas públicas para as mulheres que moram na zona rural;
  • Implantação de uma casa Funase feminina;

Infraestrutura e dinamismo econômico:

  • Fomento e desenvolvimento de novas empresas para o aumento de vagas de emprego;
  • Retomada da Transnordestina;

Água e habitação:

  • Ampliação das estruturas de água e saneamento;
  • Redução do rodízio de água na zona rural;

Educação, cultura, ciência e tecnologia:

  • Bolsas de pesquisa e extensão para o ensino médio;
  • Apoio para utilização da Lei Paulo Gustavo;
  • Conexão de internet de qualidade nas escolas;

Agricultura e meio ambiente:

  • Implantação do programa de educação no campo e extensão rural;
  • Melhorias das estradas e vias rurais;

Saúde e qualidade de vida:

  • Implantação de serviço de urgência de oftalmologia e gastroenterologia;
  • Implantação de atendimento especializado para crianças com neurodiversidade.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.

Por FolhaPE

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens dispersas
22.7 ° C
22.7 °
22.7 °
63 %
6.4kmh
44 %
seg
29 °
ter
30 °
qua
27 °
qui
30 °
sex
21 °

Mais Lidas