sáb, 25 maio 2024
InícioDestaquesEm Goiana, Lula inaugura fábrica da Hemobrás para abastecer SUS com medicamento...

Em Goiana, Lula inaugura fábrica da Hemobrás para abastecer SUS com medicamento biotecnológico

O presidente Lula (PT) inaugurou, nesta quinta-feira (4), a nova fábrica de Fator VIII Recombinante da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás). Segundo a empresa, a nova fábrica tem capacidade para produzir, por ano, 1,2 bilhão de unidades internacionais (UIs) de medicamentos para hemofilia tipo A.

A unidade, que fica em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, faz parte do complexo industrial da estatal, que está sendo construída há 14 anos e só deve ser concluída em 2025. A obra já foi alvo de investigação e chegou a ser paralisada em 2016.

O presidente cumpre agenda em Pernambuco desde a manhã desta quinta. Primeiro, ele participou da inauguração de uma estação elevatória da Adutora do Agreste, em Arcoverde, no Sertão do estado. À noite, após a cerimônia em Goiana, Lula segue para o Recife, onde sanciona a lei que cria o Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Ao inaugurar a fábrica, Lula lembrou do sociólogo Herbert José de Sousa, conhecido como Betinho, e o irmão dele, o cartunista e jornalista Henrique de Souza Filho, o Henfil. Eles eram hemofílicos e ambos morreram por complicações causadas pela Aids, após contraírem HIV por meio de transfusões de sangue para tratar a hemofilia.

“Em meio à luta por um país melhor, Betinho e Henfil também travaram uma dura batalha contra as consequências e complicações da hemofilia. Era um tempo em que as pessoas com hemofilia sofriam com a falta de tratamento profilático, constantes internações e transfusões de sangue. Uma época em que não tínhamos ainda o rigor de hoje na coleta e destinação das doações de sangue. Perdemos vidas precocemente por não termos tratamento adequado aos portadores de hemofilia”, afirmou o presidente.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 15 mil pessoas em todo o país fazem tratamento para hemofilia A, doença que afeta a coagulação sanguínea.

Do Portal PE10

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
27.5 ° C
27.5 °
27.5 °
61 %
7.8kmh
100 %
sáb
28 °
dom
30 °
seg
31 °
ter
31 °
qua
33 °

Mais Lidas