qui, 22 fevereiro 2024
InícioDestaquesCoronel Feitosa diz que o cenário caótico gerado pelo apagão já era...

Coronel Feitosa diz que o cenário caótico gerado pelo apagão já era uma tragédia anunciada

Aulas foram suspensas, empresas perderam produção, cidades ficaram sem abastecimento de água, acidentes de trânsito foram registrados, cirurgias foram suspensas, transporte público parou. Um cenário caótico de uma tragédia anunciada.

O parlamentar trouxe a tribuna da Assembleia Legislativa o alerta feito na semana passada pelo especialista em política energética Carlos Mariz na coluna do Blog de Rhaldney Santos. “Quando o vento para e/ou a luz solar não brilha, quem substitui a produção de energia? Como isso é feito? Será que o sistema elétrico brasileiro está indo bem? A confiabilidade e os custos estão adequados?”, foram algumas das indagações do especialista.

Coronel Feitosa colocou que o episódio vivido nesta terça-feira, 15/08, com apagão nas diversas regiões do país atingindo 25 estados incluindo o Distrito Federal, expõe a fragilidade do sistema de geração de energia brasileiro. “Hoje o país é totalmente dependente de fontes de energia intermitentes (água, sol e ar) que não são constantes e dependem dos fatores climáticos principalmente a região Nordeste”, lembrou o deputado. Desde 2019, o deputado defende a construção de usinas de energia nuclear no Estado quando foi apresentado que Pernambuco tem o melhor sítio com condições geológicas adequadas para construção de usinas nucleares, localizado na cidade Itacuruba, sertão do estado.

Em 2019 ele chegou a apresentar um Projeto de Emenda Constitucional (PEC), questionando o poder do Estado de legislar sobre a instalação de usinas nucleares. Ano passado o STF foi favorável a tese defendida pelo deputado dando ao governo federal exclusividade pra legislar sobre o assunto. “A energia nuclear evita o uso de combustíveis fósseis, a iniciativa gera ainda uma nova fonte de geração e traria milhares de novos empregos, é preciso pensar na população l, pois somos um país em desenvolvimento e precisamos cada vez mais de energia elétrica, temos que abrir a mente e quebrar antigos tabus“, disse o deputado.

Via Didi Galvão

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
31.8 ° C
31.8 °
31.8 °
46 %
2.7kmh
97 %
qui
32 °
sex
33 °
sáb
34 °
dom
33 °
seg
32 °

Mais Lidas