qua, 17 julho 2024
InícioDestaquesCodevasf comemora Dia Mundial da Água com peixamento de 150 mil alevinos...

Codevasf comemora Dia Mundial da Água com peixamento de 150 mil alevinos no Rio São Francisco

Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro (CIB) chegará à marca de 1 milhão de alevinos produzidos no mês de março

Indispensável para a manutenção da vida na Terra, a água tem data oficial comemorada em todo mundo. A celebração de 22 de março pretende sensibilizar sociedade e agentes públicos para o melhor gerenciamento dos recursos hídricos. Na próxima sexta-feira (22), a partir das 8h30, a Codevasf entra nessa comemoração realizando um peixamento no Rio São Francisco, o maior já realizado pela 3ª Superintendência Regional da Companhia, com sede em Petrolina (PE).

Serão 150 mil alevinos das espécies: piau, pacamã e curimatã, nativas da bacia hidrográfica. O evento será realizado na Orla Fluvial de Petrolina e integra as comemorações dos 50 anos da Codevasf.

Na próxima sexta-feira (22), a partir das 8h30, a Codevasf entra nessa comemoração realizando um peixamento no Rio São Francisco, o maior da história da 3⁠ª SR. Serão 150 mil alevinos (filhotes de peixe) das espécies: Piau, Pacamã e Curimatã, nativas da bacia do rio. O evento acontece no Hotel de Trânsito, localizado na Avenida Cardoso de Sá s/n.º, Orla Fluvial de Petrolina. O evento faz parte das comemorações dos 50 anos da Codevasf.

A 3⁠ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realiza ações de repovoamento da ictiofauna do Rio São Francisco, por meio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro. A construção das grandes barragens altera o fluxo normal dos rios com barreiras físicas que dificultam a piracema (processo em que os peixes nadam contra a corrente para procurar locais adequados para reprodução).

“Quando a gente faz peixamentos com espécies que estão com a sua reprodução reduzida estamos mantendo a fauna nativa do Rio São Francisco. Isso faz com que essas espécies não entrem em extinção”, explica Rozzano Cavalcanti, engenheiro de pesca e chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro. Os peixamentos também são responsáveis por proporcionar renda e segurança alimentar para famílias de pescadores.

“A revitalização da ictiofauna tem importância. Além de promover a saúde das bacias atendidas, trazemos também o cuidado com o meio ambiente. Com isso proporcionamos um rio saudável e garantimos emprego, renda e segurança alimentar das comunidades ribeirinhas”, destaca Edilazio Wanderley, superintendente da 3⁠ª Superintendência Regional da Codevasf.

Investimentos: Referência na produção de alevinos e responsável pelo repovoamento do Rio São Francisco, o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro (CIB) passará por reforma. O investimento de aproximadamente R$ 1 milhão permitirá que a Codevasf mantenha o trabalho realizado no espaço, garantindo a renda dos pescadores da região e a segurança alimentar de suas famílias.

Por Didi Galvão

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
24.6 ° C
24.6 °
24.6 °
58 %
7.2kmh
100 %
qui
29 °
sex
28 °
sáb
25 °
dom
28 °
seg
20 °

Mais Lidas