ter, 28 maio 2024
InícioDestaquesBNB premia microempreendedores e agricultores familiares de Pernambuco; confira ganhadores; em Produção...

BNB premia microempreendedores e agricultores familiares de Pernambuco; confira ganhadores; em Produção e Comercialização, a vencedora foi Edileusa da Silva dos Santos, de Petrolândia-PE

Ao todo, foram contemplados nove empreendedores que são clientes dos programas de microcrédito e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Foto: Júnior Soares/Folha de Pernambuco

O Banco do Nordeste (BNB) realizou, nesta sexta-feira (10), as entregas do XVI Prêmio de Microfinanças e do VIII Prêmio da Agricultura Familiar. O evento aconteceu no auditório da superintendência do Banco em Pernambuco, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife. O presidente do BNB, Paulo Câmara, participou da cerimônia de premiação.

Ao todo, foram contemplados nove empreendedores clientes dos programas de microcrédito urbano, o Crediamigo, e rural, o Agroamigo, além do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) em todo Estado de Pernambuco.

De acordo com Paulo Câmara, o Banco do Nordeste tem o maior programa de microcrédito produtivo orientado do Brasil e mais de 50% das pessoas que atuam em microfinanças são clientes da instituição.

“Nada mais justo que reconhecer aqueles que trabalharam, empreenderam, geraram renda e emprego, e puderam mudar de vida através do microcrédito produtivo orientado, seja no Crediamigo, ou no Agroamigo. Então o Banco faz essas premiações anualmente. A gente premia as pessoas que se destacaram e que isso seja fator de motivação para que mais e mais pessoas possam conhecer os produtos, empreender, ter acesso a crédito, e o banco quer que cada vez mais pessoas tenham acesso a crédito”, pontuou.

Segundo o presidente, em Pernambuco, o BNB vai bater recordes com mais de R$ 1 bilhão investidos em microcrédito em 2023.

Durante a cerimônia, o superintendente do BNB em Pernambuco, Pedro Ermírio, ressaltou a importância da premiação. Ele destacou que uma comissão julgadora externa fez a seleção dos premiados.

“Essa não é uma escolha da equipe do Banco do Nordeste. A gente conta com uma comissão julgadora externa para que possamos, da forma mais isenta possível, convidar esses produtores que se destacaram para receberem essa premiação, representando tudo que é possível fazer e transformar através do crédito bem aplicado, do trabalho e do esforço”, destacou.

Os vencedores foram eleitos com base em critérios como expansão e lucratividade, evolução de compras, investimento na melhoria da qualidade de vida da família, acesso ao crédito, aspectos ambientais, incremento de receitas e boas práticas de gerenciamento.

Vencedores no microcrédito urbano
Os microempreendedores urbanos que utilizam o programa Crediamigo receberam, ao todo, a premiação em três categorias.

Em Produção e Comercialização, a vencedora foi Edileusa da Silva dos Santos, de Petrolândia, no Sertão de Itaparica. O reconhecimento foi pelo investimento em uma logística de distribuição a partir do uso de sua moto e a diversificação de produtos. Depois de iniciar o negócio indo de porta em porta a pé, hoje ela se prepara para inaugurar sua segunda loja de roupas, além de trabalhar com produção e venda de lambedores caseiros, produtos naturais e quentinhas. Com ela, trabalham mais seis pessoas.

A empreendedora relatou que morou em São Paulo e voltou para Petrolândia sem nada. Ela descreveu o reconhecimento dado pelo Banco do Nordeste como “sonho realizado”. “Tenho lutado bastante e Deus tem colocado a oportunidade de conhecer o microcrédito do Crediamigo, há 20 anos eu tenho tirado o Crediamigo, e indiquei para várias pessoas”, destacou.

Na categoria Empreendedorismo Sustentável, a vencedora foi Carmelita Ariana Nunes Franco, de Ouricuri, no Sertão pernambucano. Ela utiliza utensílios do dia a dia para dar vida e cor por meio de sua arte. O material é vendido em local preparado com recursos do Crediamigo.

Em Inovação e Tecnologia, o vencedor foi Marcone Nunes da Silva, de Camaragibe, no Grande Recife. Sua loja, com serviços e equipamento de tecnologia, foi montada com apoio do Crediamigo e hoje possui sistemas de atendimento e gestão conectados a software de inteligência artificial e comando de voz.

Vencedores no microcrédito rural
Os vencedores do prêmio de microempreendedorismo rural foram escolhidos entre clientes do Agroamigo.

Já na categoria Inovação e Tecnologia, a vencedora foi a criadora de ovinos e caprinos Samila dos Humildes Macedo, de Dormentes, no Sertão do São Francisco. Hoje, a produtora planeja que sua criação participe de exposições, mas quando começou, há sete anos, seu plantel era formado somente por animais sem raça definida. A mudança veio com investimento em melhoramento genético e transferência de embriões.

A categoria Empreendedorismo na Agricultura Familiar ficou com José Uelton Rodrigues, da cidade de Mirandiba, no Sertão do Estado. A extração de mel, iniciada de forma tímida em 2014, recebeu investimentos em infraestrutura hídrica, colmeias e unidade de beneficiamento, fazendo com que o negócio dê suporte financeiro a sua família e mais três colaboradores.

Já em Sustentabilidade, o agricultor familiar Everaldo Jó Silva, de Brejo da Madre de Deus, no Agreste, foi o ganhador. Sua produção de limão e hortaliças é atendida totalmente por energia solar. Logo, tornou-se referência na região, sempre utilizando a mão de obra familiar e da região, gerando renda e empregos no meio rural. Além disso, Everaldo trabalha com um pequeno criatório de animais e plantação de mamão. Ele destacou que busca cada dia mais inovar na sua pequena propriedade.

“A gente fica lisonjeado porque é um trabalho que eu tenho há muitos anos, vim trabalhando, produzindo, uma coisa que eu adoro, que é a agricultura. Fico muito agradecido nesse momento por tudo isso que está acontecendo na minha vida”, comentou. Há vários anos, Everaldo utiliza os programas de crédito do BNB.

Vencedores na agricultura familiar
As famílias que tiveram suas propriedades rurais reconhecidas pelo Banco do Nordeste foram escolhidas entre as atendidas pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), em Pernambuco, e se destacaram por suas boas práticas.

Na categoria Empreendedorismo, o troféu ficou com Silvia Silva dos Santos Tenório de Almeida, de São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco. A agropecuarista utiliza esterco dos animais para gerar energia elétrica para sua propriedade, que inclui residência e fazenda, equipamentos, motor bomba, máquinas agrícolas e freezers. O leite da fazenda é destinado à produção artesanal de manteiga de garrafa e do queijo de coalho com recheio de orégano, charque e linguiça.

Em Inovação e Tecnologia, o campeão foi Suterlande Nascimento Nunes, de Floresta, no Sertão pernambucano. O cliente realizou um trabalho de tecnologia de transferência de embrião para melhoria do padrão genético do seu rebanho de ovinos. Em uma família de oito irmãos, Suterlande começou a trabalhar na roça aos 14 anos para ajudar o pai.

Cliente do BNB desde 2022, ele pontuou que o reconhecimento do Banco é muito importante para o trabalho que realiza. “O agricultor familiar precisa tanto de apoio financeiro como de assistência técnica. E para mim, foi muito importante esse incentivo”, disse.

Já na categoria Sustentabilidade, a vencedora foi Maria Raimunda do Carmo Barbosa, conhecida como Dona Maroca, de Taquaritinga do Norte, no Agreste. A produtora precisou assumir o negócio familiar após o falecimento do marido, em 2013. Junto com os três filhos, investiu no café artesanal e estampou o conceito de responsabilidade ambiental na marca própria lançada pela família.

O Café Maroca recebeu ajuda da Associação dos Cafeicultores para distribuição em feiras, festivais e comércio local. Além disso, a família passou a utilizar a propriedade para receber turistas e demais produtores para demonstrações dos tratos culturais do café, além de degustações de seus produtos e vendas.

Por FolhaPE

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens dispersas
20.9 ° C
20.9 °
20.9 °
95 %
4.1kmh
33 %
ter
30 °
qua
34 °
qui
29 °
sex
26 °
sáb
27 °

Mais Lidas