sáb, 25 maio 2024
InícioBelém do São Francisco-PEBelém do São Francisco e Cabrobó abrem as portas para Desenvolvimento do...

Belém do São Francisco e Cabrobó abrem as portas para Desenvolvimento do Turismo da Região

No último final de semana os municípios de Belém do São Francisco e Cabrobó, ambos no vale do Rio São Francisco, tiveram a oportunidade de receber um primeiro grande grupo de turistas de diversos cidades e Estados do Brasil com a finalidade exclusiva de conhecerem os diversos atrativos da região através do Roteiro “Chega pro Sertão”, realizado pela Agência Caruaruense Ôxe! Tai Pronto? Turismo.

O roteiro é um espetáculo e inicia-se na charmosa cidade de Belém do São Francisco, onde o turista pode visitar as igrejas, as faculdades, suas ruas e avenidas largas e retas, belas praças, a orla, os casarões e suas calçadas estilo português, as quais remetem os visitantes a uma viagem no túnel do tempo, especialmente quando se deparam com o colorido do memorial dos famosos “Gigantes” da terra.

Sim, esta cidade sertaneja é o berço dos primeiros bonecos gigantes do Brasil. É que aqui nasceu o famoso casal Zé Pereira e Vitalina, que durante o Carnaval animam os foliões de toda região, quando de repente surgem nas águas do Velho Chico para comandar em terra a festa de momo e alegrar a todos.

O município também é local de outro gigante, a Agrodan – a maior empresa agrícola exportadora de Manga do Brasil que agora figura como a “Rota da Manga”, onde os visitantes podem degustar o sabor das “mangas que se come com uma colher”. No mesmo local, também impressiona o segundo maior Packing House do mundo. A visita a Agrodan finaliza com uma passada na Roda D’água, a última em movimento por estas bandas.

Ainda em Belém, mais precisamente no distrito de Riacho Pequeno, um outro gigante também chama atenção, a Serra do Ouricuri, local que guarda um tesouro da humanidade, pinturas rupestres que registram a passagem de povos primitivos por estas terras. Na volta, uma visita ao Balneário Som das Águas, local onde o rio se torna lago artificial com uma largura de 5 quilômetros, local onde todos podem se servir de um saboroso almoço com cardápio a base de peixes pescados no rio e outros produzidos na região, e dentre os mais saborosos a Moqueca de Tambaqui ou de Curimatã e o filé de Tilápia ou de Apaiari, ou mesmo de Cari.

E o que dizer de um passeio a bordo de um Catamarã apreciando um belíssimo pôr do Sol por entre as inúmeras ilhas formadas pelas águas do gigante Rio São Francisco, além de um de mergulho nas águas profunda e morna do lago artificial da Usina Hidro elétrica de Itaparica e em seguida, já à noitinha, culmina com a chegada a bonita orla da cidade onde as pessoas desembarcam, e dependendo da ocasião, logo seguem na caminhada da encenação da Paixão de Cristo até a Igreja Menino Deus, no centro da cidade, evento que este ano foi mostrado para o Brasil através da TV Cultura, afiliada da Rede Band de Recife, através do jornalista Francisco José, ex Rede Globo de Televisão.

BELÉM DO SÃO FRANCISCO

Via Didi Galvão

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
27.5 ° C
27.5 °
27.5 °
61 %
7.8kmh
100 %
sáb
28 °
dom
30 °
seg
31 °
ter
31 °
qua
33 °

Mais Lidas