Nós, aprovados na seleção pública municipal para provimento de cargos efetivos de Agentes Comunitários de Saúde de Petrolândia, gostaríamos de expressar nosso repúdio ao comportamento insuficiente dos gestores municipais da área da saúde e do chefe do poder executivo. Consideramos inadmissível a situação e o andamento da seleção pública realizada em setembro de 2023, cujas atividades só foram retomadas em abril de 2024, e, até a presente data, a seleção não foi homologada.
Vale destacar que esta seleção foi idealizada, planejada e desenvolvida com urgência no objetivo de atender à atual necessidade de profissionais para a saúde pública de Petrolândia. O Ministério da Saúde preconiza que os ACS atuem como elo fundamental entre a comunidade e os serviços de saúde, garantindo a integralidade e a continuidade do cuidado à saúde da população. Recomenda-se que cada ACS atenda até 750 pessoas, o que corresponde a, em média, 150 famílias. Assim, aproximadamente 4.500 famílias por mês estão sem acesso parcial ou total à atenção básica de saúde nas 30 áreas descobertas do nosso município.
Como exemplo, o município pernambucano de Águas Belas realizou o processo seletivo para ACS, concluiu todas as etapas do edital, homologou e já convocou todos os agentes comunitários de saúde. Em contrapartida, Petrolândia não fez a homologação e não tem previsão de convocação, alegando falta de recursos financeiros.
Dessa forma, solicitamos a compreensão, atenção e empenho da prefeitura municipal e da secretaria de saúde para dar continuidade e concluir a seleção pública. Aguardamos as providências necessárias.
Por Aprovados da Seleção pública municipal para cargos efetivos de Agentes Comunitários de Saúde (ACS)