Vídeo Histórico de Petrolândia Velha e Início da Nova Petrolândia (ASSISTA)
6 de julho de 2016 Postado em: Destaques Nenhum comentário
Na noite desta quarta-feira (06/07) estamos lançando um vídeo antigo da velha cidade de Petrolândia e início da Nova cidade, esse vídeo estava disponível no You Tube no Canal “Cristiano Leal” junto com um longo vídeo da cidade de Itacuruba, editamos o vídeo deixando apenas o trecho de Petrolândia, onde se vê parte das raízes culturais e histórica da cidade velha e personalidades impas que fez e faz parte do município.
História de Petrolândia
Petrolândia (Pernambuco, Brasil) é um município brasileiro do estado de Pernambuco, localizado às margens do Rio São Francisco e a uma distância de aproximadamente 430 km da capital pernambucana, Recife. Tem o sexto maior PIB e o quarto maior PIB per capita do estado, onde ganha destaque nos setores da indústria, comércio, agropecuária e turismo e por abrigar a Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga.
Petrolândia é a Capital Pernambucana da Coconicultura, no que confere a Lei Nº 14.591, de 21 de março de 2012.
A colonização da região começou no século XVIII, quando foram fundadas as fazendas Brejinho da Serra e Brejinho de Fora. Os primeiros núcleos de povoamento surgiram onde havia uma frondosa árvore de jatobá e um bebedouro para o gado. Por causa disso, o povoado ficou conhecido como Bebedouro de Jatobá.
Em 1877, a região recebeu a visita do Imperador D. Pedro II, que ordenou a construção de um cais e de uma ferrovia que ligava economicamente o alto e o baixo São Francisco.
Em 1887, a sede do município de Tacaratu é transferida para o povoado de Jatobá que, mais tarde, seria elevada à categoria de cidade em 1º de julho de 1909. O município recebeu a atual denominação em homenagem ao Imperador D. Pedro II.
A história do município passou por uma enorme transformação nos anos 80 devido à construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (também conhecida como Usina Hidrelétrica de Itaparica), que resultou na inundação da antiga cidade pelo lago de Itaparica e obrigou a transferência dos moradores para a atual cidade em 1988. O município de Petrolândia vem se tornando nos últimos anos um dos mais importantes da região.
Assista o Vídeo Abaixo:
Redação: Wikipedia
Vídeo: Editado por Alex Santos extraído da CHESF








Deixe um comentário