Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Petrolândia-PE do dia 15 de setembro de 2021, o vereador Joilton Pereira (PTB), em seu discurso no Plenário Ver. Pedro Cavalcante da Silva iniciou suas palavras com uma moção de pesar pelo falecimento de Maria de Fátima Silva, mais conhecida como Fátima de Pariconha. Joilton descreveu Maria de Fátima como uma “pessoa muito querida”.
Joilton Pereira, assim como na última sessão, usou a tribuna para fazer uma homenagem póstuma. Dessa vez, descreveu Fátima de Pariconha, como uma pessoa de caráter forte. Ele disse: “Falar da pessoa que sempre vai estar na lembrança de todos os petrolandenses, digo, pessoa alegre, pessoa sincera, pessoa de caráter forte que quando queria falar, não escondia suas palavras, era muito sincera. Mas, pessoa que trazia alegria, pessoa que sempre tinha como estima a paz e alegria estampada no seu rosto”.
O ex-presidente da Câmara se solidarizou com os moradores das comunidades Cássio Alves e Novo Horizonte presentes na sessão. O vereador também rebateu a fala do vereador oposicionista Said Sousa (Podemos) quando se referiu a alguns dos vereadores como “covardes” e a sessão ficou tumultuada. Joilton disse: “Nesse momento e dizendo a cada vereador, sendo solidário a cada um representante do Poder Legislativo. Sei que cada um desses nobres vereadores, que com muito respeito, muita humildade que tenho a cada um de vocês colegas vereadores, foram eleitos por que tiveram pessoas que confiaram, que confiaram em cada um. Agora eu peço a você colega vereador, que essa palavra que o senhor citou para todos os colegas vereadores de covarde, de covardia é muito pesada, vereador! […] Vereador a palavra não foi permitida para o senhor!”.
Antes de finalizar, Joilton Pereira defendeu o trabalho do prefeito Fabiano Marques (Republicanos) e disse confiar que o gestor tomará as providências para resolver o problema da falta d’agua das comunidades representadas na sessão. Joilton disse: “Tudo que foi relatado aqui, nós vamos passar para o prefeito Fabiano Jaques pra que seja tomada as providências. Então, esse momento é o primeiro momento que vocês estão aqui nos cobrando e digo a vocês com todo carinho e respeito que tenho pela população e respeito porque tenho pelos colegas vereadores, que todos os vereadores daqui vai se pronunciar ao prefeito de Petrolândia Fabiano Jaques para que ele tome as providências” finalizou.
Redação: Ronald Torres | Foto: Beto Design | Gravação de Imagens: ASCOM da Câmara | Edição de imagens: Alex Santos