sex, 14 junho 2024
InícioFinançasVale-gás: preciso criar uma conta na Caixa para poder receber?

Vale-gás: preciso criar uma conta na Caixa para poder receber?

O Governo Federal concluiu há duas semanas os pagamentos de fevereiro do seu vale-gás nacional. De acordo com o Ministério da Cidadania, algo em torno de 5,6 milhões de pessoas receberam o benefício em questão. São brasileiros que estão em situação de vulnerabilidade. Todo mundo recebeu R$ 50 nesta última liberação.

O que se sabe, no entanto, é que nem todas as pessoas que possuem direito de receber o benefício estão pegando o dinheiro de fato. De acordo com projeções iniciais, cerca de 24 milhões de brasileiros estão aptos a pegar o projeto. No entanto, como dito, apenas uma pequena parcela deles está conseguindo fazer parte do programa.

Quem ainda não entrou, possui várias dúvidas sobre o tema. A primeira delas é como será possível receber o benefício quando o cidadão não tem conta ativa na Caixa Econômica Federal. Essa é uma questão, aliás, bastante recorrente neste sentido. Afinal de contas, vai ser preciso se tornar um correntista do banco?

De acordo com o Ministério da Cidadania, esse não é um motivo que precise levantar preocupação dos usuários do vale-gás nacional. Segundo a pasta, quando o cidadão já tem uma conta no banco, seja ela como correntista ou digital, ela vai ser usada automaticamente para o depósito do dinheiro em questão.

Para as pessoas que ainda não possuem essa conta na Caixa, também não será necessário ir até o banco e criar uma. O Ministério da Cidadania explica que quando isso acontece, eles criam uma de forma automática. Logo em seguida, eles enviam esses dados e o cidadão poderá receber esse dinheiro neste local normalmente.

Junto com o Auxílio Brasil

Um ponto que precisa ficar claro nesta história é que o Governo está optando por pagar esse benefício do vale-gás junto com o Auxílio Brasil. Então, se você recebe um desses dois programas, saiba que as quantias serão pagas de modo simultâneo.

De acordo com o Governo Federal, isso acontece porque eles acreditam que dessa forma, tudo fica menos complexo para o cidadão, pois eles não precisariam ter que dividir a quantia em contas diferentes. Essa é a lógica.

É importante lembrar que esta não é uma regra fechada. Em alguns casos, o dinheiro do Auxílio Brasil e do vale-gás nacional podem cair em contas diferentes. Quando isso acontece, o cidadão faz a procura e encontrar a outra parte da quantia.

Vale-gás

A proposta central do vale-gás nacional é fazer pagamentos para famílias que estão em situação de vulnerabilidade social. São cidadãos que precisam de ajuda para comprar um botijão de gás de 13kg.

Esse é um item que vem subindo muito de preço nos últimos meses. Até por isso, começou a surgir uma espécie de pressão popular pela criação do programa em questão. O fato, no entanto, é que apenas uma minoria está conseguindo receber o benefício.

O Governo ainda não confirma oficialmente, mas a tendência natural é que o próximo pagamento do programa deverá acontecer apenas em abril. É que de acordo com o projeto, os repasses podem acontecer a cada 60 dias

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
22.4 ° C
22.4 °
22.4 °
90 %
4.9kmh
89 %
sex
30 °
sáb
29 °
dom
30 °
seg
30 °
ter
21 °

Mais Lidas