sáb, 18 maio 2024
InícioDestaquesUso de cigarro eletrônico dobra risco de infarto, alerta estudo

Uso de cigarro eletrônico dobra risco de infarto, alerta estudo

Os cigarros eletrônicos, cada vez mais populares entre jovens e adultos, aumentam em quase duas vezes o risco de o usuário sofrer infarto em comparação com pessoas não fumantes, aponta estudo feito pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), divulgado nesta quinta-feira (8).

Segundo o estudo, aproximadamente 3 milhões de brasileiros usam os dispositivos eletrônicos para fumar regularmente, popularmente conhecidos como “pods” ou “vapes”.

“O consumo regular aumenta em 1,79 vez a probabilidade de infarto do miocárdio”, explicou a SBC, em nota divulgada à imprensa.

Apesar da proibição de venda e comercialização desde 2009, os dispositivos são encontrados facilmente no mercado paralelo. Durante o uso, os consumidores estão expostos a quantidades desconhecidas de componentes químicos, como nicotina, metais pesados, aromatizantes e propilenoglicol.

De acordo com a pesquisa, um dos problemas de saúde que podem surgir a partir do hábito é a aterosclerose. A doença crônica é a principal responsável pelo desenvolvimento de infartos e acidente vascular cerebral (AVC).

Por Portal PE10

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens dispersas
22.1 ° C
22.1 °
22.1 °
90 %
2.3kmh
29 %
sáb
31 °
dom
30 °
seg
31 °
ter
31 °
qua
32 °

Mais Lidas