sáb, 25 maio 2024
InícioAgriculturaUrgente! Sem recursos do Governo Federal Projetos de Irrigação do Sistema Itaparica...

Urgente! Sem recursos do Governo Federal Projetos de Irrigação do Sistema Itaparica vão paralisar atividades

Famílias que moram nos Perímetros Irrigados que integra o Sistema Itaparica, estão preocupadas diante do quadro de insegurança orçamentária para custeio e manutenção dos Projetos, todas elas vivem mais uma vez momentos de angústia e incerteza por conta da paralização das atividades da empresa que presta serviço de operação e manutenção.

Segundo informações repassadas ao Blog do Didi Galvão, a paralização acontece já a partir deste sábado (04/05). Ainda de acordo com as informações, a empresa ‘Senha Engenharia’ que presta serviços de operação e manutenção dos Perímetros Irrigados do Sistema Itaparica, encerra as atividades conforme comunicado da Codevasf.

O Diretor-Presidente da Codevasf, Marcelo Andrade Moreira Pinto, emitiu alerta a Governadora de Pernambuco Raquel Lyra e ao deputado federal Augusto Coutinho. Por meio de ofício enviado aos dois, o Diretor-Presidente deu ciência da situação, alertando para as inevitáveis consequências para a região por conta das demissões previamente anunciadas.

A partir deste sábado (04/05/2024), a empresa ‘Senha Engenharia’ que presta os serviços de operação e manutenção dos perímetros irrigados de Itaparica, encerrará esses serviços por ordem da Codevasf. Lembrando que todos os Perímetros Irrigados do Sistema Itaparica Pernambuco, serão afetados e ficarão sem água para irrigação e consumo humano.

São estes os Perímetros Irrigados e os respectivos municípios onde estão localizados:

– Perímetro Fulgêncio: Santa Maria da Boa Vista-PE;
– Perímetro Brígida: Orocó-PE;
– Perímetro Ico Mandantes, Barreiras 1, Barreiras 2, Apolônio Sales, Petrolândia-PE;
– Manga de Baixo: Belém do São Francisco-PE.

São mais de 55 mil habitantes, sendo que o maior o Perímetro Irrigado é o Fulgêncio no município de Santa Maria da Boa Vista com quase 18 mil habitantes.

O Sistema Itaparica é mantido por meio de Orçamento do Governo Federal e de Emendas dos deputados e senadores.

Os deputados federais pelo estado de Pernambuco, Augusto Coutinho (Republicanos) e Carlos Veras (PT), foram comunicados antecipadamente sobre a situação pelo Diretor-Presidente da Codevasf.

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
céu limpo
21.7 ° C
21.7 °
21.7 °
90 %
4.3kmh
1 %
sáb
30 °
dom
32 °
seg
30 °
ter
31 °
qua
22 °

Mais Lidas