qui, 20 junho 2024
InícioGeralUcranianos transformam drones turcos em fuzis dos ares

Ucranianos transformam drones turcos em fuzis dos ares

Os drones turcos comprados pela Ucrânia entraram em combate nas primeiras horas da invasão lançada pela Rússia nesta quinta-feira (03). Esses aparatos são o orgulho da Turquia – têm alto desempenho e baixo custo -, mas agora entram em território menos favorável.

Segundo especialistas militares, Kiev tem cerca de 20 dispositivos Bayraktar TB2, a joia da indústria militar turca. Seu melhor representante comercial é o presidente Recep Tayyip Erdogan, que já vendeu o equipamento para 15 países.

No Twitter, a embaixada ucraniana em Ancara vem divulgando imagens de explosões que atribui a esses drones. “Esses ataques com TB2 são relativamente poucos em comparação com os combates terrestres, mas são importantes para o moral dos ucranianos, pois mostram que a Rússia não está no controle do ar“, explica Aaron Stein, especialista do think tank Foreign Policy Research Institute (FPRI), com sede na Filadélfia.

A Turquia usa os drones como vitrine para o mercado de armas de guerra. Em Nagorno-Karabakh, em novembro de 2020, os drones turcos contribuíram para uma virada decisiva a favor do Azerbaijão contra a Armênia. Na Líbia, em 2019, salvaram o governo de unidade nacional da ofensiva lançada pelo marechal Khalifa Haftar. Ancara também usou esses drones na Síria e contra combatentes curdos.

Para um fabricante ocidental, que pediu anonimato, os drones são a “AK 47 do século XXI: rústicos, confiáveis e competitivos“, em uma comparação  com o icônico fuzil de assalto fabricado há decadas pela Rússia, barato e fácil de usar.

O TB2 mede 6,5 metros e pesa duas vezes menos que seu concorrente americano, o US Reaper. É capaz de voar por até 27 horas sem escalas a mais de 220 km/h, a uma altitude entre 18 mil e 25 mil pés, de acordo com o fabricante Baykar. O drone pode ser carregado com munições inteligentes guiadas a laser.

Mas o teatro de guerra na Ucrânia não é favorável ao equipamento. “Para que esses drones sejam realmente eficazes, eles devem operar em um ambiente onde não haja ameaças aéreas“, alerta o especialista.

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
21.6 ° C
21.6 °
21.6 °
90 %
2.2kmh
100 %
qui
29 °
sex
29 °
sáb
29 °
dom
30 °
seg
29 °

Mais Lidas