A partir desta segunda (14), a TV Alepe iniciará a exibição de novos conteúdos educativos voltados para a preparação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) e de cursos profissionalizantes. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e a Secretaria de Educação e Esporte do Estado (SEE), oferecendo aos estudantes acesso gratuito às aulas preparatórias.
O projeto digital “Prepara Enem/SSA” é uma iniciativa da SEE e traz uma novidade este ano: os conteúdos pedagógicos também serão direcionados para o SSA, processo seletivo para ingresso na Universidade de Pernambuco (UPE).
A exibição dos conteúdos será diária. A TV Alepe transmitirá o programa de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 21h às 23h. Aos sábados e domingos, as aulas serão exibidas das 7h30 às 10h e das 21h às 23h. Durante os meses de outubro e novembro, a TV Alepe oferecerá um intensivo de revisão para o Enem, cujas provas serão realizadas nos dias três e dez de novembro. Os programas também estarão disponíveis no canal do EducaPE no YouTube.
A TV Alepe conta com 120 repetidoras no interior do estado, incluindo Caruaru, ampliando o alcance dos conteúdos educativos para diversas regiões. Segundo a gerente da TV Alepe, Taíza Lima, a renovação dessa parceria com a Secretaria Estadual de Educação “é especialmente importante para os alunos que não têm acesso à internet ou não podem pagar por cursos preparatórios presenciais”.
A Secretaria de Educação divulgará semanalmente o calendário das aulas, sempre às sextas-feiras. O “Prepara Enem/SSA” inclui mais de 100 aulas produzidas por professores da rede estadual, abordando as principais áreas do conhecimento cobradas nos exames como Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza. Além das aulas, os alunos terão acesso aos materiais complementares como exercícios e e-books.
Outro destaque da programação é o Educa Doc, que traz entrevistas sobre temas da atualidade e aborda a atualização dos conteúdos dos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Governo do Estado. O programa EducaPE foi criado pela Secretaria de Educação de Pernambuco para garantir a continuidade do aprendizado e continua sendo um recurso essencial, especialmente para quem vive em áreas com acesso limitado à internet.
“Muitos alunos que teriam dificuldade em se preparar adequadamente para o Enem agora têm a chance de acompanhar aulas gratuitas e de qualidade pela TV aberta, o que garante mais oportunidades de ingresso em universidades e de capacitação para o mercado de trabalho. A missão da TV Alepe, como emissora pública, é levar mais cidadania ao povo pernambucano”, afirmou a gerente da TV Alepe, Taíza Lima.
O presidente da Alepe, Álvaro Porto, destacou o papel da Assembleia na promoção da inclusão social e educacional. “A Alepe tem o compromisso de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Através da nossa parceria com a Secretaria de Educação, estamos levando oportunidades para estudantes de todo o estado, especialmente aqueles que enfrentam barreiras no acesso à educação de qualidade”, disse.
De acordo com o primeiro secretário da Alepe, deputado Gustavo Gouveia, a iniciativa fortalece a missão da Assembleia de promover a inclusão educacional, levando conteúdos de qualidade a todas as regiões do estado, especialmente em locais onde o acesso a cursinhos presenciais é mais difícil.
Via PE Notícias