seg, 17 junho 2024
InícioBahiaTrabalhadores em condição análoga à escravidão são resgatados em fazenda baiana

Trabalhadores em condição análoga à escravidão são resgatados em fazenda baiana

Três pessoas que viviam em condição análoga à escravidão foram resgatadas nesta terça-feira (20) de uma fazenda onde um funcionava uma carvoaria, na zona rural da cidade de Morpará, na região do oeste baiano.

De acordo com a Polícia Federal, que não informou a identidade e as idades das vítimas, os trabalhadores foram levados até um local seguro. O órgão diz que foram instaurados procedimentos administrativos para apuração das verbas trabalhistas, e que um inquérito policial será instaurado para apurar quem são os responsáveis pelos crimes.

Na fazenda onde funcionava uma carvoaria (Foto: Divulgação/ Polícia Federal)

Resgatados

Na semana passada, 14 trabalhadores nascidos em Aratuípe, no Recôncavo baiano, foram resgatados de uma fazenda de café da cidade de Nova Venécia, no interior do Espírito Santo. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), as vítimas também estavam em condições análogas à escravidão e viviam em um ambiente considerado insalubre e inabitável.

Os trabalhadores afirmaram que foi prometido pelo empregador estadia em um alojamento com colchão e beliche, mas que todos dormiam em uma única casa e dividiam o mesmo cômodo. Também teriam sido descontados no salário o transporte da Bahia para o Espírito Santo, assim como a alimentação. Muitos não puderam voltar para casa por terem acumulados dívidas com o contratante. Os baianos voltaram para Aratuípe e cada um deles recebeu R$ 46 mil, com direito a três parcelas do seguro-desemprego.

Via O Povo com a Notícia

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
céu pouco nublado
19.5 ° C
19.5 °
19.5 °
87 %
3.5kmh
24 %
seg
30 °
ter
29 °
qua
31 °
qui
30 °
sex
24 °

Mais Lidas