ter, 28 maio 2024
InícioChuvasTemporais deixam rastros de destruição, 8 mortos e 18 desaparecidos no RS

Temporais deixam rastros de destruição, 8 mortos e 18 desaparecidos no RS

Na noite de terça-feira (30), dois helicópteros da Força Aérea Brasileira foram mobilizados para realizar sobrevoos na área de Santa Cruz do Sul, Sinimbu e Candelária, buscando pessoas em situação de isolamento devido ao temporal que resultou em oito mortes e 18 desaparecidos no Rio Grande do Sul. Caso alguém esteja em perigo iminente e aviste a aeronave, é solicitado que sinalize usando a luz de um celular ou outro dispositivo luminoso.

DEFESA CIVIL: Devido às condições climáticas adversas em Santa Maria, os helicópteros não puderam decolar, impedindo assim o início das operações de resgate. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul enfatiza que a sinalização é crucial para identificar com precisão o local, facilitando a chegada das equipes de resposta. A recomendação permanece para indivíduos em situação de emergência e risco iminente à vida.

Durante uma das operações de apoio, a Força Aérea Brasileira realizou o resgate de uma família que se encontrava isolada em uma residência ameaçada de desabamento. As pessoas foram içadas por uma corda e transportadas da área de Candelária para Santa Cruz do Sul.

PEDIDO DO GOVERNO: Na tarde de ontem, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), solicitou com urgência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apoio federal para as cidades gaúchas atingidas pelo temporal. Na mesma data, o estado contabilizou cinco fatalidades devido às intensas chuvas. Em uma entrevista ao vivo no RBS Notícias, Leite afirmou que o governo federal já despachou duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), porém ressaltou a necessidade de apoio adicional para o resgate de indivíduos isolados.

O QUE DISSE O GOVERNADOR? “O presidente Lula garantiu a assistência e apoio. Nossa manifestação é no sentido de dar o sentimento de urgência. Porque, assim como passamos por situações extraordinárias no ano passado e a todo momento surgem situações de emergência aqui e ali no país, há que se dar a noção da gravidade do que o Rio Grande do Sul está vivenciando”, disse Leite.

Portal PE10

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens dispersas
20.9 ° C
20.9 °
20.9 °
95 %
4.1kmh
33 %
ter
30 °
qua
34 °
qui
29 °
sex
26 °
sáb
27 °

Mais Lidas