seg, 17 junho 2024
InícioAlagoasSTF decide: Hidrelétrica de Xingó é de Sergipe

STF decide: Hidrelétrica de Xingó é de Sergipe

O estado de Sergipe celebra uma importante vitória jurídica. Após duas décadas de incertezas e disputas, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na sexta-feira (30) que Sergipe tem o direito aos tributos derivados da produção de energia no Complexo Hidrelétrico de Xingó.

Desde a inauguração da usina, houve um embate territorial entre Sergipe e Alagoas. O complexo se situa na divisa entre os dois estados, com a cidade de Canindé de São Francisco, em Sergipe, abrigando as unidades geradoras de energia, e a cidade de Piranhas, em Alagoas, os vertedouros.

O Ministro Edson Fachin, relator do caso no STF, conduziu a decisão que levou em consideração uma perícia técnica feita pelo Exército Brasileiro. A perícia identificou a fronteira pela linha de maior profundidade do Rio São Francisco. Foi este laudo que fundamentou a decisão do tribunal a favor de Sergipe.

Entretanto, a cidade de Piranhas, em Alagoas, ainda pode recorrer da decisão. Embora isso represente uma continuação potencial da disputa, por agora, a definição jurídica representa uma resolução significativa.

O Complexo Hidrelétrico de Xingó, localizado no majestoso cenário de cânions do Rio São Francisco, é fundamental não só para a produção de energia, mas também para o abastecimento de água e desenvolvimento de projetos de irrigação na cidade de Canindé de São Francisco, em Sergipe.

Por ChicoSabeTudo

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
céu pouco nublado
19.5 ° C
19.5 °
19.5 °
87 %
3.5kmh
24 %
seg
30 °
ter
29 °
qua
31 °
qui
30 °
sex
24 °

Mais Lidas