sex, 21 junho 2024
InícioDestaquesSonda SLIM pousa na lua e Japão se torna 5º país a...

Sonda SLIM pousa na lua e Japão se torna 5º país a conquistar esse feito

O Japão se tornou, nesta sexta-feira (19), o quinto país a pousar uma nave na lua com a sonda SLIM (módulo de pouso inteligente para investigar a lua, na sua sigla em inglês), segundo informou a Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa (Jaxa). Até então, apenas Estados Unidos, Rússia, Índia e China haviam conquistado esse feito.

Segundo a Jaxa, a SLIM, também chamada de “sniper lunar” por sua precisão em atingir o alvo, fez um “pouso suave” na superfície da lua.

No entanto, apesar do pouso bem-sucedido, a Jaxa informou, em entrevista coletiva, que os painéis de energia solar do módulo lunar não estão funcionando. Segundo a agência, os problemas nos painéis comprometem a geração de eletricidade da aeronave. Com isso, alguns sistemas da espaçonave foram desligados para economizar energia, já que, agora, ela depende inteiramente de sua bateria.

De acordo com um dos funcionários da Jaxa, a carga da bateria da SLIM tem capacidade para durar várias horas e a equipe em terra tomará as medidas necessárias nesse período para que os geradores solares comecem a funcionar.

Considerada pioneira por sua tecnologia, a sonda SLIM se diferencia das anteriores pelo seu mecanismo de “pouso preciso” que promete um controle muito maior, podendo pousar dentro de um raio de 100 metros do alvo.

Após o pouso, próximo à cratera Shioli, a sonda deve liberar dois miniveículos lunares que buscarão pistas sobre a origem da lua, inclusive analisando minerais com uma câmera especial.

A missão japonesa acontece apenas 10 dias depois que a empresa americana Astrobotic, em uma missão contratada pela Nasa (agência espacial dos EUA), viu sua tentativa de enviar a espaçonave Peregrine para a lua fracassar, devido a um vazamento de combustível que aconteceu horas depois do lançamento.

Via PE Notícias | Do Valor

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens quebradas
21.6 ° C
21.6 °
21.6 °
91 %
5.9kmh
61 %
sáb
29 °
dom
29 °
seg
31 °
ter
32 °
qua
22 °

Mais Lidas