seg, 4 março 2024
InícioBrasília-DFSilvio Costa Filho é cotado para o Ministério dos Esportes

Silvio Costa Filho é cotado para o Ministério dos Esportes

O nome do deputado federal por Pernambuco, Silvio Costa Filho (Republicanos), está sendo considerado para o ministério dos Esportes. Se confirmado, o parlamentar assume o lugar da ex-jogadora de vôlei Ana Moser e será o 4° ministro pernambucano deste mandato do presidente Lula (PT). Os demais são Luciana Santos, que comanda a pasta da Ciência e Tecnologia, José Múcio, Defesa, e André de Paula, Pesca e Aquicultura.

O Governo Lula deve fazer uma mini reforma ministerial para reorganizar sua base de apoio e aprovar com mais folga pautas do seu interesse como o marco fiscal e o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. Partidos como PP, Republicanos e o União Brasil – que tem três ministérios – cobram maior representatividade na gestão do líder petista.

Nas eleições presidenciais do ano passado, Silvio Costa Filho declarou voto à Lula, na contramão do seu partido, que apoiou a candidatura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Além da afinidade que já tinha com o líder petista, em Pernambuco, o parlamentar também mantém uma proximidade com o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, e com o Superintendente da Sudene, Danilo Cabral, ambos ligados ao presidente da República. O pai do deputado federal, o ex-deputado Silvio Costa, é um aliado de longa data do presidente Lula e chegou a ser líder do Governo Dilma Rousseff (PT) na Câmara.

Líder do maior bloco partidário da Câmara dos deputados, com 173 integrantes, o pernambucano Felipe Carreras (PSB) também é apontado como um nome possível para a pasta de Esportes. O parlamentar fez parte da equipe de transição do Governo Lula, após a vitória do presidente, em 2022. Apesar da relação, este ano, Carreras chegou a sugerir que o Planalto precisa conversar mais com o Congresso.

Os outros ministérios que também devem ganhar novos representantes são os do Turismo e do Desenvolvimento, que podem ser assumidos poe Celso Sabino (União – PA) e André Fufuca (PP-MA), respectivamente.

Por Nathália Monte/FolhaPE

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
céu pouco nublado
28.6 ° C
28.6 °
28.6 °
50 %
3.1kmh
11 %
seg
33 °
ter
34 °
qua
36 °
qui
31 °
sex
33 °

Mais Lidas