ter, 20 fevereiro 2024
InícioDestaquesSenador Jarbas Vasconcelos se aposenta da vida parlamentar

Senador Jarbas Vasconcelos se aposenta da vida parlamentar

O senador Jarbas Vasconcelos (MDB) decidiu se aposentar da vida parlamentar. Após se licenciar da Casa Alta, em dezembro do ano passado, para realizar tratamento de saúde, o senador resolveu formalizar nesta terça (05) a sua saída em definitivo da Casa. Em seu lugar, assume formalmente a representação de Pernambuco no Senado Federal Fernando Dueire (MDB), primeiro suplente de Jarbas que já vinha no exercício do mandato desde o ano passado. Em nota, ele anuncia os motivos e faz um retrospecto de 50 anos de vida pública.

Trajetória
Com mais de 50 anos de atuação política, Jarbas construiu em todos os cargos que ocupou uma carreira marcada por dedicação, ética e comprometimento com Pernambuco. Ainda na juventude, foi cofundador do MDB, partido pelo qual foi eleito Deputado Estadual (1971-1975) e Deputado Federal (1975-1979 e 1983-1985), obtendo a maior votação então conferida a um candidato no Estado. Com a redemocratização no País, no primeiro pleito direto pós-ditadura, foi eleito Prefeito do Recife, cargo que ocupou por dois mandatos (1986-1988 e 1993-1996). No período, foi reconhecido nacionalmente por seus programas de gestão participativa.

Foi Governador de Pernambuco também dois duas vezes (1999-2006), período que enfrentou o desafio de atualizar a infraestrutura do Estado, tirando do papel obras estruturadoras para o desenvolvimento da Região Metropolitana, Agreste e Sertão. De volta ao Congresso Nacional, ocupou pela primeira vez o cargo de Senador da República entre os anos de 2007 a 2015, sendo eleito na sequência novamente Deputado Federal (2015-2019). Em nova eleição majoritária, voltou ao Senado Federal, mandato que iniciou em 2019.

Confira a nota na íntegra:

“Na minha vida pública, sinto-me grato por ter trilhado o caminho ao lado do povo de Pernambuco. Pude contar com a confiança do meu Estado em diferentes momentos e, em todos eles, procurei retribuir a confiança defendendo projetos que tivessem real impacto na vida das pessoas. 

Posso dizer, com orgulho, que tive o privilégio de ter ao meu lado uma equipe técnica e política competente. Juntos, soubemos priorizar a participação popular, modernizar as estruturas de atuação municipal e estadual, fazer relevantes obras de infraestrutura, investir na cultura, na educação, na saúde e na criação de importantes programas e iniciativas que impulsionaram a economia do Estado. 

Durante e após os meus mandatos, sempre saí de cabeça erguida, certo de que, com erros e acertos, fiz o que pensava ser melhor para o povo. Chegar aos 81 anos, tendo 50 deles na vida pública, poder andar nas ruas e contar com o olhar respeitoso do cidadão e dos pares é, para mim, motivo de altivez e de que fiz o meu melhor. 

É movido por esse mesmo orgulho e consciência cívica que decido, neste momento, deixar o Congresso por entender que minha contribuição ao País será dada, de agora em diante, de outra forma. Minha admiração e respeito a todos que me acompanharam ao longo das últimas décadas. À minha família meu mais profundo agradecimento por sempre estarem ao meu lado. A Fernando Dueire, suplente que escolhi pessoalmente e que passa a ocupar em definitivo a honrosa tarefa de representar Pernambuco no Senado Federal, meus sinceros votos de muito sucesso. 

Qualquer palavra de agradecimento que tentasse expressar não estaria à altura da gratidão que tive por representar e defender o meu Estado nos últimos 50 anos da minha vida”.

Manifestações de lideranças políticas:

“Deputado estadual, deputado federal, prefeito do Recife, governador e senador. A história de Jarbas Vasconcelos se confunde com a de Pernambuco. Seu legado está nas grandes marcas que ele teve a oportunidade de construir com uma incrível capacidade de trabalho e um incontestável senso de dever para com a população, principalmente a mais carente. Duplicação da BR-232, Fenearte, as primeiras escolas em tempo integral. Hoje, Jarbas encerra sua trajetória na Política e certamente será lembrado pelas futuras gerações como um grande pernambucano. Semana passada, o encontrei no lançamento da sua biografia, escrita pelo jornalista Ennio Benning. Um momento que certamente serviu de estímulo e inspiração para seguir em nossa missão de transformar Pernambuco. Tenho a honra de ser a terceira geração da minha família a conviver com ele e todo o seu trabalho”.
Raquel Lyra
Governadora de Pernambuco

“A trajetória de Jarbas Vasconcelos, que anunciou há pouco a aposentadoria da vida pública, foi decisiva para o nosso Estado, com um legado político e administrativo muito significativo, que exige a nós, como agentes públicos, reconhecimento e reverência sempre. A sua firmeza e seriedade se tornaram um canhão de luz para o País em momentos importantes da nossa história recente. Para o nosso Estado, o legado de obras estruturadoras e de ideias inovadoras floresce até hoje. Como vice-governadora, não há dúvidas que no exercício do mandato no Executivo, também o tenho como parâmetro. Guardo com alegria vivências importantes com Jarbas, que além da firme amizade com meu pai, foi com orgulho parceiro de eleições proporcionais quase duas décadas depois de, como militante, ter atuado pelas suas eleições ao Governo do Estado.  A esses laços de décadas, também somei mais recentemente a convivência e a amizade com Jarbas Filho, que como deputado estadual está colocando na prática , com trabalho e disposição, todo o aprendizado e exemplo.  A justa aposentadoria é momento de ressaltamos homenagens como essa, bem como também desejar uma grande e frutífera caminhada para o amigo senador Fernando Dueire, que não tenho dúvidas está à altura do desafio. Por Pernambuco, sempre.”
Priscila Krause
Vice-governadora de Pernambuco

“Assim como muitos se inspiraram em Marco Maciel (ex-senador, ex-vice-presidente e ex-governador de Pernambuco), que outros possam se inspirar em Jarbas”
Álvaro Porto
Presidente da Alepe

Recebi com muita serenidade a notícia da aposentadoria do Senador Jarbas Vasconcelos. Meu pai contribuiu ativamente para o processo de redemocratização do Brasil. Exerceu os cargos executivos de Prefeito do Recife e governador de Pernambuco sucessivas vezes, amplamente reconhecido pela população, com entregas marcantes nas mais diferentes regiões do estado. É justo que depois de mais de cinquenta anos de vida pública possa apresentar sua aposentadoria da vida parlamentar, sem abdicar de seguir ajudando as novas gerações com sua larga experiência em muitas quadras e encruzilhadas desse tempo vivido. Tenho certeza que está realizado pela trajetória que tem, e pelos exemplos de ética e coragem que sempre demonstrou. Quanto a mim, seguirei trabalhando para perpetuar seu legado. Pernambuco pode ter certeza que buscarei fazer o melhor para todos, assim como ele sempre fez”.
Jarbas Filho
Deputado estadual pelo MDB

“Recebi com um sentimento renovado de responsabilidade a decisão do Senador Jarbas Vasconcelos em se aposentar da vida parlamentar. Seguirei atuando no Senado Federal tendo seus ensinamentos como bússola e sua trajetória como inspiração. Sei o tamanho do desafio que é honrar a sua ausência. O titular deste mandato, que agora assumo em definitivo, é o mais vitorioso político pernambucano e uma referência em todo País. É um homem que dedicou mais de 50 anos de sua vida a fazer política com altivez, determinação e ética. Foi e será sempre meu farol”.
Fernando Dueire
Senador MDB-PE

“Jarbas anunciou hoje sua aposentadoria da vida parlamentar. Este, portanto, é mais um momento para homenagear sua vida pública intocável, exemplo de coragem, decência, integridade, espírito público e compromisso com o povo. Tenho o maior orgulho de ter sido seu parceiro nessa caminhada. Muito obrigado, amigo! E, mais uma vez, parabéns pelo enorme legado que você deixa ao anunciar sua aposentadoria”.
Raul Henry
Presidente do MDB-PE

“Minha homenagem a Jarbas Vasconcelos é, na verdade, um momento de expressar muita gratidão pessoal. Especialmente por tanto ter aprendido com ele. E por sua grande generosidade comigo. Quando trabalhei muito próximo dele, vi um governador de extrema sensibilidade e seriedade ante a coisa pública. Uma invejável capacidade de delegar e cobrar da equipe. Preocupado com os resultados, mas também com os processos democráticos rumo a estas entregas. Um governante que só sabe gerir com auditorias e pesquisas diz muito de sua honestidade e compromisso popular e cidadão. Portanto, mais uma vez e sempre, parabéns governador. E muito obrigado”. 
Jayme Asfora
Secretário-executivo de Direitos Humanos do Governo do Estado

“O senador Jarbas Vasconcelos encerrou, hoje, um dos ciclos mais importantes da política  do nosso país. Quero registrar aqui a minha admiração ao seu legado e desejar sucesso ao senador Fernando Dueire, que já vinha representando muito bem Pernambuco no Senado”.
João Campos
Prefeito do Recife

“O anúncio da aposentadoria do senador Jarbas Vasconcelos encerra um dos ciclos políticos mais vitoriosos da história recente do Brasil. As realizações de Jarbas como deputado, prefeito, senador e governador estão nos quatro cantos de Pernambuco. Tive a honra e o privilégio de disputar a reeleição em 2018 com Jarbas fazendo parte da nossa chapa majoritária. Sempre contei com seus conselhos e sua amizade. Registro aqui meu abraço e já aproveito para desejar sucesso ao senador Fernando Dueire, na continuidade do mandato”.
Paulo Câmara
Presidente do Banco do Nordeste 

“Quando um homem público do tamanho de Jarbas Vasconcelos se retira da política eletiva, como agora, produz em todos os que se opuseram a ele e em todos os que o apoiaram ao longo desses tantos anos uma espécie de onda de choque de memórias e sentimentos. Eu sinto as ondas jarbistas de um lado e do outro. Por muito tempo, como presidente do PFL pernambucano, estive na oposição a ele. Depois, com a construção da União por Pernambuco, nos tornamos aliados. Tive inclusive a honra de ser seu secretário de Produção Rural e Reforma Agrária no seu primeiro governo no nosso Estado. Jarbas é reconhecido no país inteiro como um autêntico do antigo MDB. O que o coloca ao lado de homens públicos como Ulisses, Marcos Freire e Fernando Lyra. Exerceu sua liderança política com verve e coragem, sobretudo coragem. Todos falam que nunca se preocupou em parecer simpático — embora eu possa testemunhar que o seja. Jarbas é um líder incomum porque tem uma capacidade imensa de formar equipes. Recruta sempre quadros eficientes para funções certas, delega com generosidade e cobra sem indulgência”.
André de Paula
Ministro da Pesca e Aquicultura

“Jarbas deixa a vida pública com a mesma correção e coerência que teve durante toda a sua carreira política. E certamente fará falta. Nos seus cerca de 50 anos de vida pública, estivemos muitas vezes em campos opostos na política, mas o respeito sempre pautou a nossa relação. Nos últimos anos, a luta pela democracia e por um Pernambuco melhor nos uniu. Tenho muito orgulho de ter sido seu companheiro de chapa na disputa para o Senado”.
Humberto Costa
Senador PT-PE

“Como sempre fez ao longo dos 53 anos de vida pública, Jarbas optou por se aposentar da vida parlamentar de forma digna, respeitado e admirado pelos pernambucanos. Ele é o último representante em atividade de uma geração que se formou politicamente no enfrentamento com a ditadura instalada em 1964 e na luta renhida pela volta da democracia. Com a normalidade democrática, Jarbas conseguiu se reinventar como um bom gestor público, se elegendo duas vezes prefeito do Recife e duas vezes governador de Pernambuco – sempre com elevadas aprovações populares. Com as duas eleições para o Senado (2006 e 2018), se tornou o maior vencedor de eleições majoritárias do Estado.”
Ennio Benning
Jornalista autor da biografia de Jarbas Vasconcelos

“Jarbas Vasconcelos encerra cinco décadas de vida pública. Pernambuco e o Brasil reconhecem sua luta em defesa da democracia. Aproveito pra desejar ao senador Fernando Dueire uma brilhante caminhada no Senado Federal”.
Sileno Guedes
Deputado estadual e presidente do PSB-PE

“Em todas as oportunidades em que estive com o Senador Jarbas Vasconcelos, sempre fiz questão de reiterar que ele é uma referência para política brasileira. Hoje, ao anunciar sua aposentadoria da vida parlamentar, tenho certeza de que sua liderança e legado estarão presentes no nosso MDB, em Pernambuco e em todo o Brasil”.
Samuel Salazar
Vereador do MDB-Recife

“Neste momento em que Jarbas Vasconcelos deixa a vida pública, temos que render homenagem à sua trajetória de vida e ao seu legado. Um homem público singular na história de Pernambuco e do país. Foi um dos maiores governadores que nosso estado já teve. Fui seu vice durante mais de sete anos. Recebi dele muitas delegações, como coordenar a privatização da Celpe, a atração de investimentos, acompanhar as obras estruturadoras, a implantação das escolas em tempo integral, o Porto Digital. Recebi também muitas lições, que levo para vida. Um gestor público diferenciado, sabia montar uma boa equipe, delegar, descentralizar as ações, cobrar e obter os objetivos desejados. Promoveu uma verdadeira transformação econômica e social no Estado, com projetos inovadores, colocando Pernambuco na liderança regional e em destaque nacional. Dentre suas diversas característica, a coragem e a firmeza de posição são referências. Como pessoa é muito reservado, mas uma figura humana muito justa, muito honesto. Jarbas para mim foi um grande professor e é uma referência.”
Mendonça Filho
Deputado federal União Brasil-PR

“Um dos grandes nomes da política do estado, o senador Jarbas Vasconcelos encerrou hoje sua brilhante trajetória na vida pública. No mesmo lado ou em campos opostos, Jarbas sempre foi um exemplo de coerência e trabalho. Tenho profunda admiração por ele, que deixou seu legado tanto no legislativo quanto no executivo pernambucano. Desejo também sucesso a Fernando Dueire que seguirá como senador por Pernambuco”.
José Patriota
Deputado estadual PSB-PE

Governador, senador, deputado federal, deputado estadual e ex-prefeito do Recife, Jarbas deu uma grande contribuição aos pernambucanos ao longo dos mais de 50 anos de mandato. Sem dúvida alguma, o senador Jarbas Vasconcelos deixa um enorme legado de muito trabalho pelo desenvolvimento de Pernambuco. Gostaria de desejar também sucesso ao senador Fernando Dueire, que já vem exercendo um brilhante trabalho no Senado como suplente de Jarbas e agora assume o mandato definitivamente.
Silvio Costa Filho
Deputado federal Republicanos-PE

“Quero expressar minha sincera gratidão a Jarbas por sua dedicação incansável ao progresso do nosso Estado e pelo compromisso inabalável com o povo pernambucano”.
Romerinho Jatobá (PSB)
Presidente da Câmara Municipal do Recife

“Sua vida sempre foi pautada pela retidão e trabalho em prol do povo pernambucano. Com certeza, ele será sempre uma inspiração para todos nós. Jarbas Vasconcelos sempre será  sinônimo de político que durante toda vida teve a missão pública de servir ao povo. Temos que trabalhar para honrar esse legado de sempre lutar pela democracia e vamos seguir forte na luta pela melhoria do nosso Estado”.
Débora Almeida
Deputada estadual PSDB

Em todas as oportunidades em que estive com o Senador Jarbas Vasconcelos, sempre fiz questão de reiterar que ele é uma referência para política brasileira. Hoje, ao anunciar sua aposentadoria da vida parlamentar, tenho certeza de que sua liderança e legado estarão presentes no nosso MDB, em Pernambuco e em todo o Brasil”.
Samuel Salazar
Vereador MDB

“Foram mais de 50 anos de vida pública dedicada à democracia e ao povo de Pernambuco! O senador, ex-governador, ex-prefeito e ex-deputado Jarbas Vasconcelos se aposenta hoje, deixando um legado de correção e competência que seguirá a ser reconhecido pelas gerações futuras de nossa política! Trabalhei com Jarbas como secretário municipal durante sua segunda gestão na Prefeitura do Recife e fui seu colega de Parlamento. Ao longo dos anos, pude aprender com sua capacidade de gestão e articulação, com sua vontade de trabalhar pelos que mais precisam e sua incansável busca por melhorias para o nosso Estado. Agradeço a incalculável contribuição de Jarbas para a política pernambucana e desejo muita felicidade nesta nova fase que se inicia. Também desejo muito sucesso ao senador Fernando Dueire, que assume a titularidade de sua vaga como representante de Pernambuco na Casa dos Estados. Meu amigo pessoal, Fernando é um homem público extremamente qualificado, que saberá honrar as tradições republicanas de Pernambuco.”
Augusto Coutinho 
Deputado federal  Republicanos-PE, coordenador da bancada de Pernambuco na Câmara

“Tomei conhecimento agora há pouco sobre a decisão do senador Jarbas de se aposentar da vida pública. Governador, senador, deputado federal, deputado estadual e ex-prefeito do Recife, Jarbas deu uma grande contribuição aos pernambucanos ao longo dos mais de 50 anos de mandato”.

Silvio Costa Filho
Deputado federal Republicanos-PE

Por FolhaPE

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
chuva forte
26.1 ° C
26.1 °
26.1 °
78 %
0.9kmh
51 %
qua
29 °
qui
32 °
sex
33 °
sáb
33 °
dom
26 °

Mais Lidas