dom, 21 abril 2024
InícioGeralSecretária de Saúde e Farmacêutica de Tacaratu esclarecem, e falam sobre escassez...

Secretária de Saúde e Farmacêutica de Tacaratu esclarecem, e falam sobre escassez de medicamentos no município [Vídeo]

A Secretária de Saúde de Tacaratu, Bruna Melo e a Farmacêutica Luzinete esclareceram em redes sociais do município a escassez de medicamentos e farmácias das unidades básicas da cidade.

Veja o vídeo:

Em Nota a Prefeitura de Tacaratu esclarece:

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizou um levantamento junto aos farmacêuticos sobre a falta de medicamentos pelo Brasil. A pesquisa foi feita por meio de formulário disponibilizado no site da entidade contendo 21 perguntas para preenchimento voluntário por farmacêuticos de todo o país. As respostas foram recebidas entre 20 de julho e 6 de setembro. Os medicamentos em falta mais citados foram das classes dos antimicrobianos, mucolíticos, anti-histamínicos e analgésicos.

A falta de antimicrobianos foi relatada por 95,1% dos farmacêuticos (638 relatos); dos mucolíticos, por 81,2% (545 relatos); dos anti-histamínicos, por 76% (510 relatos); dos analgésicos, por 70% dos participantes (470 relatos); e a ausência de outras classes de medicamentos em seus estabelecimentos foi descrita por 65,1% (437 relatos).

“As informações coletadas corroboram os relatos de desabastecimento de medicamentos nas farmácias do Brasil, tanto no setor público como no privado. A escassez de medicamentos usados no tratamento de infecções respiratórias, como amoxicilina, acetilcisteína, ambroxol e dipirona, coincidiu com o período do inverno, causando transtorno aos pacientes e aos profissionais da saúde”, observa o secretário-geral do Conselho Federal de Farmácia, farmacêutico Gustavo Pires, que coordenou a pesquisa.

Por Redação | Informações e vídeo: Assessoria da Prefeitura de Tacaratu

Blog Petrolândia Notícias
Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens quebradas
21.6 ° C
21.6 °
21.6 °
95 %
2.6kmh
52 %
dom
31 °
seg
30 °
ter
30 °
qua
33 °
qui
28 °

Mais Lidas