qui, 13 junho 2024
InícioAgriculturaReunião com à Diocese de Floresta-PE, Sindicato e Agricultores no STR de...

Reunião com à Diocese de Floresta-PE, Sindicato e Agricultores no STR de Petrolândia-PE, Discute Colapso do Sistema Itaparica; VEJA FOTOS E VÍDEO!

Na manhã desta sexta-feira (17), a sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Petrolândia-PE foi palco de uma reunião crucial para discutir a crise no Sistema Itaparica, particularmente a falta de recursos para a manutenção do sistema de irrigação dos projetos Apolônio Sales e Icó Mandantes.

O encontro contou com a presença de diversas lideranças importantes. Entre elas, Natanael Caetano, Presidente do STR, e Adimilson Nunis, Diretor de Política Agrícola da Fetape. Também marcaram presença o Bispo Dom Gabriel, da Diocese de Floresta-PE, e os padres Luciano Aguiar e Geraldino, além de George Novaes e Cleberson, dirigente regional do MST. A reunião também reuniu lideranças rurais e agricultores locais, todos preocupados com o impacto da falta de irrigação em suas colheitas e meios de subsistência.

Durante a reunião, os participantes destacaram a gravidade da situação e a necessidade urgente de recursos para evitar o colapso total do sistema de irrigação, essencial para a agricultura local. A falta de manutenção e investimentos tem prejudicado seriamente a produção agrícola, colocando em risco a economia e a segurança alimentar da região.

As lideranças presentes reforçaram o compromisso de buscar soluções junto aos governos estadual e federal, além de fortalecer a mobilização comunitária para pressionar por uma resposta rápida e eficaz.

O encontro no STR de Petrolândia foi um passo importante na luta pela revitalização do Sistema Itaparica, unindo diversos setores da sociedade em prol de uma causa comum e urgente.

SOBRE

A falta de água que afeta os projetos de irrigação do Sistema Itaparica, bem como as dificuldades financeiras para manutenção dos empreendimentos.

O problema afeta a rotina de mais de 45 mil agricultores familiares, que vivem numa faixa de 150 quilômetros entre Pernambuco e Bahia. No fim dos anos 80, eles foram realocados em assentamentos nessa região devido à construção da usina hidrelétrica Luiz Gonzaga, que inundou uma área de 83.400 hectares para formar o Lago Itaparica.

VEJA VÍDEO:

VEJA FOTOS:

Por Redação | Fotos e Vídeo: Alex Santos e Ana Paula

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
24.3 ° C
24.3 °
24.3 °
70 %
6.3kmh
100 %
qui
27 °
sex
30 °
sáb
30 °
dom
30 °
seg
30 °

Mais Lidas