Projeto “Brincando com a Cultura” fortalece a tradição no Brejinho da Serra
28 de dezembro de 2025 Postado em: Cultura Destaques Pernambuco Pernambuco Notícias Petrolândia - PE Petrolândia Notícias Petrolândia-PE Nenhum comentário
O projeto “Brincando com a Cultura” promoveu um importante movimento de resgate, preservação e valorização das brincadeiras tradicionais da comunidade Brejinho da Serra, fortalecendo a identidade cultural e incentivando a transmissão dos saberes ancestrais para crianças e jovens.
Ao longo das atividades, foram realizadas oficinas de brincadeiras tradicionais, rodas de conversa com anciãos, festivais culturais, apresentações de teatro e contação de histórias, além de ações integradas com a comunidade. As iniciativas estimularam a participação das novas gerações, reforçaram os vínculos entre os moradores e valorizaram os conhecimentos dos mais velhos como guardiões da memória coletiva.
Um dos principais legados do projeto foi a produção de dois volumes do Livro de Brincadeiras Tradicionais, publicados em versões física e digital. As obras registram brincadeiras, histórias e memórias da comunidade, garantindo que esse patrimônio cultural permaneça acessível às futuras gerações. Os exemplares foram destinados à escola local, ao museu comunitário e à Secretaria Municipal de Cultura de Petrolândia, ampliando o acesso ao conteúdo.
O projeto também produziu registros fotográficos e audiovisuais, divulgados nas plataformas digitais da Associação de Moradores do Sítio Brejinho da Serra, contribuindo para a difusão da cultura indígena e a preservação da memória da comunidade.
Além dos resultados culturais, a iniciativa fortaleceu os laços comunitários, incentivou a participação das famílias na construção e transmissão das brincadeiras tradicionais, gerou oportunidades de renda por meio da contratação de serviços e aquisição de materiais e deixou um legado material e imaterial que continuará inspirando as futuras gerações. O projeto reafirma a importância da cultura como instrumento de identidade, educação e valorização dos povos.
Além disso foi produzido um livro produzido através das ações do projeto Bolsa Brincadeira na Associação de Moradores do Sítio Brejinho da Serra. Registro das brincadeiras tradicionais vivências das com nossas crianças; veja abaixo:















Deixe um comentário