Na última terça-feira (16) foi realizada a Posse do Conselho Municipal de Política Cultural, que tem como finalidade nomear os Conselheiros representantes do Poder Público e Sociedade Civil para composição do CMPC de Petrolândia, para o biênio 2024/2025, totalizando 56 representantes entre titulares e suplentes, que conduzirão o primeiro mandato do CMPC, criado em 2023.
Os representantes da Sociedade Civil foram eleitos na 3ª Conferência Municipal de Cultura, realizada em 19/10/2023. O CMPC tem como principal atribuição atuar, com base nas diretrizes propostas pela Conferência Municipal de Cultura – CMC, elaborando, acompanhando a execução, fiscalizando e avaliando as políticas públicas de cultura, consolidadas no Plano Municipal de Cultura – PMC.
A solenidade aconteceu no Plenário Vereador Pedro Cavalcante da Silva, na Câmara Municipal de Petrolândia com a presença Prefeito Fabiano Marques, juntamente com o Vice-prefeito Rogério Novaes, secretários municipais e vereadores. Na oportunidade, explanou a importância da representatividade da sociedade civil nos diversos segmentos artísticos e culturais do município, se colocando à disposição do Conselho.
A Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Maria Helena, ressaltou com muita felicidade a importância da criação do Conselho para as Políticas Públicas Culturais de Petrolândia.