Aposentados, pensionistas e demais segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que acessarem a plataforma Meu INSS vão encontrar um formato novo no aplicativo e na página na internet. Duas mudanças merecem destaque: a confirmação de recebimento de carta de concessão e a prova de vida por biometria. É importante destacar que, para acessar esse portal, é necessário criar login e senha.
Para Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), a plataforma parece mais funcional e fácil de acessar.
— A nova formulação do Meu INSS vai evitar algumas ligações para a Central de Atendimento 135 ao fornecer alguns serviços que antes só estavam neste canal, diz Adriane: — Por exemplo, quem recebeu a carta para se aposentar por idade, antes tinha que ligar para o 135 para confirmar o recebimento, mas agora pode fazer isso também pelo site.
Os segurados que tiveram benefícios suspensos ou cessados por falta de prova de vida agora poderão realizar a comprovação pela plataforma. Para ter acesso ao serviço, é preciso ter a biometria facial já cadastrada nos bancos de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Departamentos de Trânsito (Detrans).
De acordo com o governo, ao fazer a prova de vida pelo Meu INSS, o benefício é reativado na hora, sem precisar sair de casa. Segundo o instituto, Isso evitará que essas pessoas precisem ir ao banco ou a uma agência da Previdência Social para voltarem a receber seus pagamentos.
Além de expandir a prova de vida por biometria facial para esse novo grupo, o Meu INSS também atualizou as mensagens de orientação para quem ainda não pode realizar o recadastramento por selfie.
Telas personalizadas
As telas principais do Meu INSS agora são personalizadas para cada tipo de pessoa: aposentados e pensionistas veem em destaque, na primeira página, informações como número do benefício, tipo de benefício, valor e data prevista para o pagamento.
O INSS informa que os serviços em destaque também são personalizados, mostrando os mais buscados por quem já tem benefício, como carta de concessão e extrato de pagamento, que é o equivalente ao contracheque. No documento, estão listados créditos e descontos feitos no pagamento.
Quem ainda não tem benefício encontra um ambiente diferente. No topo da tela, em destaque, está o simulador de aposentadoria, que permite ao trabalhador conferir quanto tempo falta para pendurar as chuteiras.
Outro documento — primordial para quem trabalha — é o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Neste sistema, estão entradas e saídas de empresas, recolhimentos e contribuições. Com base nas informações deste banco de dados, é concedida a aposentadoria.
Adriane Bramante, chama a atenção para a conferência deste cadastro:
— Mesmo com essa facilidade (de acesso ao portal), é importante que o segurado confira se o tempo e o salário de contribuição estão de acordo com a realidade. Algumas vezes, faltam informações no CNIS, e o benefício é concedido de forma errada.
Como fazer o cadastro
O Meu INSS agora está inserido no portal do governo federal, que unifica logins e senhas. Com isso, todos os acessos são feitos pela plataforma gov.br.
Primeiro é necessário entrar no portal Meu INSS. Em seguida, clique em “Cadastrar senha”. Nesta etapa, o segurado será redirecionado para a página do acesso único. Depois, é preciso acessar “Crie sua conta gov.br”. Selecione uma das opções de cadastro (a mais comum é por meio do CPF) e siga as instruções para criar sua conta gov.br.
Depois de cadastrar sua senha no portal gov.br, fazer o login no portal Meu INSS é simples. Basta acessar o Meu INSS novamente, clicar em “Entrar”, digitar o CPF (se for o caso) e, em seguida, “Avançar”. No acesso, insira a senha escolhida no momento do cadastro e selecione novamente “Entrar”.
Via PE Notícias