Vereador Said Sousa em discurso no Plenário da Câmara de Petrolândia/Foto: Beto Design
Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Petrolândia-PE do dia 11 de agosto de 2021, o vereador Said Souza (Podemos), em seu discurso no Plenário Ver. Pedro Cavalcante da Silva iniciou sua fala criticando a indicação para a implantação de um posto de atendimento veterinário e a ampliação do Abrigo de Animais São Francisco de Assis (ABRASFA) do vereador Fabrício Cavalcante (PTB).
O vereador Said Souza utilizou a expressão “cuspindo o que engoliram” sobre o arquivamento de um projeto de lei de sua autoria que tinha por objetivo disciplinar a circulação de animais. Said acusou o vereador Fabrício de ter sido um dos parlamentares a votar contra o projeto. Segundo Said: “Queria que começar aqui, dizendo aqui o nosso caro colega Fabrício Cavalcante, onde o senhor falou aqui da questão dos animais e surpreende um pouco caro colega, que está aqui em minhas mãos o projeto de número 1296 que foi reprovado pelos senhores mesmos. Aí hoje, vocês estão cuspindo o que engoliram […] Então, nobre vereador, o senhor pede algo para que seja feito onde o senhor foi um dos que recusou” criticou o vereador.
Rebatido por Fabrício Cavalcante, o vereador perdeu a postura ao ser informado que o projeto apresentado por ele, já existe no âmbito estadual. Enquanto o Fabricio rebatia, Said pediu ordem e a sessão ficou tumultuada, sobrando até para o Presidente da Casa: “Melhor ainda né? Que aí pega as palavras do nome do vereador Silvio, “o que é bom tem que ser copiado”. Então, voltando aqui… Presidente, ordem Presidente! Presidente, ordem Presidente! Ordem Presidente! Já tinha acabado, tem que pedir novamente, já não dou mais”.
Said Souza, em outra parte do seu discurso disse ter sofrido uma tentativa de intimidação pelo advogado da Câmara em uma das reuniões internas da Casa e pediu providências ao Presidente Dedé de França (MDB): “Presidente também, queria aqui antes da gente vim pra Tribuna, se reunimos na sala do senhor. Tivemos uma reunião, uma pequena reunião, onde fui insultado, intimidado, uma tentativa de intimidação do nobre colega, advogado da Casa, que eu queria… vou solicitar comissão de ética e queria que o senhor tomasse as providências cabíveis contra isso. Por que fica um pouco complicado” disse Said Sousa.
O vereador do Podemos também criticou as ações da Prefeitura Municipal de perfurar dois poços artesianos, um no Hospital Municipal e outro nas proximidades do Mercado Público Municipal com o objetivo de diminuir despesas com a conta de água dos estabelecimentos. Said disse: “Queria aqui passar também pra todos vocês que aqui estão me acompanhando, estão aqui presentes aqui nessa Casa e chamar atenção de nossos vereadores, a coisa tá feia! Tivemos aí dois poços furados. Chegar, fazer de todo jeito. Ninguém se prontifica nenhum ato de fiscalizar, de saber se a CPRH foi acionada, se tá tudo dentro da legalidade, todo mundo caladinho, ninguém fala nada. E a gente aqui fica sem saber realmente de fato como as coisas fluem” falou o vereador.
Veja o vídeo:
Redação: Ronald Torres | Foto: Beto Design | Gravação de Imagens: ASCOM da Câmara | Edição de imagens: Alex Santos