qui, 21 novembro 2024
InícioDestaquesPetrolândia (PE) está entre os 17 melhores lugares para mergulhar no Brasil

Petrolândia (PE) está entre os 17 melhores lugares para mergulhar no Brasil

Mar aberto, reservadas piscinas naturais, naufrágios, trechos cheios de vida marinha… Do Nordeste ao Sul, as águas brasileiras guardam muitos tesouros para os mergulhadores!

Não há dois mergulhos iguais: cada mergulho é uma experiência única, uma viagem inesquecível às profundezas, cheia de segredos para desvendar. E, no Brasil, o que não faltam são lugares para viver essa emoção. Em todas as regiões do país é possível encontrar lugares para mergulhos incríveis!

São águas das mais variadas cores e temperaturas, em mar aberto ou em cachoeiras, com a presença de cardumes, golfinhos e/ou tubarões… Há também os impressionantes naufrágios, que deixam tudo ainda mais interessante. Tudo isso com opções para quem mergulha de snorkel ou de cilindro.

Para ajudar na missão de descobrir onde será sua próxima aventura aquática, nós preparamos uma lista com os melhores lugares para mergulhar – do Nordeste ao Sul do Brasil. Você confere também dicas de outros passeios pelos arredores, além de hospedagens que tornarão sua viagem ainda melhor.

Dica: não se esqueça de usar o filtro de cancelamento gratuito, no trivago. Assim, você garante mais flexibilidade na sua viagem!

1. Encontre os tesouros submersos do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio (CE)

O Parque Estadual Marinho Pedra da Risca do Meio, criado na década de 70, é a única unidade de conservação totalmente submersa no mar cearense. A cerca de 18 quilômetros da orla de Mucuripe, em Fortaleza, a área de preservação abriga uma biodiversidade rica e pouco explorada, além de proporcionar visibilidade de 15 a 30 metros de profundidade e média de 27°C de temperatura.

O parque é um verdadeiro refúgio biológico pensado para proteger as espécies marinhas, promover o estudo do ecossistema e o desenvolvimento de programas de pesca sustentável. As condições oferecidas pelo parque são perfeitas para o desenvolvimento de recifes de corais e possibilitam abrigos para espécies de peixes, tartarugas e até mesmo golfinhos. Imagine só como é o mergulho nessas águas!

O mergulho autônomo, com cilindro, é permitido, desde que previamente autorizado. E uma curiosidade, só para você ter uma ideia dos segredos que pode descobrir nas profundezas do oceano por lá: em 2019, pesquisadores do Instituto Ciência do Mar encontraram, a 25 metros de profundidade, uma estátua de concreto de um macaco com uma corda amarrada a cintura.

Nossa dica de hospedagem

Mareiro Hotel fica de frente para o mar na Praia de Meireles, próximo ao Porto do Mucuripe, que é de onde partem as embarcações de mergulho para o Parque Estadual Marinho Pedra da Risca do Meio. Por isso, o hotel é estratégico para os que desejam conheceras belezas do parque. Além disso, a hospedagem dispõe de amplas áreas verdes, três piscinas integradas e bar molhado, além de sauna, academia de ginástica e parquinho infantil. Com dois restaurantes, Xique-Xique e Terraço Iracema, o visitante é apresentado ao que há de melhor na gastronomia nordestina.

2. Conheça as minas submersas de Currais Novos (RN)

Durante a Segunda Guerra Mundial, a histórica cidade de Currais Novos, a 183 km de Natal, abrigava uma das maiores jazidas de minério de scheelita do mundo, usado na fabricação de brocas e outros equipamentos. Em meio ao Sertão, a paisagem instiga o visitante a se aventurar em um dos mais interessantes locais de mergulho no Brasil. Hoje, o complexo de três minas soma 36 km de galerias alagadas por água limpa e de elevada temperatura.

Durante muitos anos as três minas produziram minério, até que as bombas de sucção foram desligadas e isso resultou no alagamento dos dutos — para a alegria dos que gostam de mergulhar! Mergulhadores de cavernas já registram 40 metros de profundidade por lá, em uma temperatura em torno de dos 27ºC.

O mais interessante de explorar um ambiente como esse é observar os vestígios preservados, como trilhos, ferramentas e utensílios que eram usados durante os anos de atividades das minas. Mas atenção: para conhecer o local, é preciso ter a certificação “Cave”.

Nossa dica de hospedagem

O café da manhã da Pousada Max tem o inconfundível toque nordestino, com frutas da estação, muitos pães, bolos e frios. Outro destaque é a localização da hospedagem, em uma região movimentada de Currais Novos, cercada por comércios, proporcionando comodidade aos hóspedes. A pousada também fica a sete quilômetros do Parque Térmico Mina Brejuí, onde os viajantes exploram túneis e conhecem mais sobre a história da mineração no local. Vale o passeio!

3. Tire muitas fotos subaquáticas em Serigado de Fora (RN)

O mergulho nas águas claras do Rio Grande do Norte reserva muitas surpresas e opções. Também situado na região, o Serigado de Fora é um ponto de mergulho imperdível para quem gosta de paisagens exóticas e, principalmente, para quem ama fotografia. Afinal, Serigado de Fora é um dos melhores lugares do mundo para fotos subaquáticas.

O local fica a 20 quilômetros da costa, pertinho de Natal. As águas têm profundidades de 14 a 90 metros e reservam belezas inesquecíveis. No fundo do mar, cavernas, vários arcos e pequenas grutas são formadas por rochedos de arenito.

A rica vida marinha também impressiona os visitantes. Os mergulhadores encontram cardumes de várias espécies, barracudas, corais, esponjas, tubarões, arraias e moreias, além de tartarugas e golfinhos. Ufa! Uma paisagem e tanto, não é verdade?

Nossa dica de hospedagem

Situado na Praia de Ponta Negra, na capital potiguar, o Natal Dunnas Hotel oferece conforto, um serviço impecável e uma equipe atenciosa. A piscina aquecida e a jacuzzi ajudam a descansar entre os passeios. Algumas acomodações apresentam também varanda com uma espetacular vista para o mar. O restaurante, além da comida deliciosa, tem vista para o jardim com piscina. Um ótimo jeito de começar o dia com muita energia!

4. Explore pontos de naufrágios em Recife (PE)

Conhecida como a Veneza Brasileira desde que o escritor francês Albert Camus esteve por lá, na década de 40, e a comparou com a cidade italiana pelos vários rios, pontes, ilhéus e penínsulas, Recife é um dos destinos preferidos dos mergulhadores. A capital pernambucana detém o título de Capital Brasileira dos Naufrágios: são 187 km de litoral e mais de cem navios no fundo do mar — os mergulhadores podem visitar 29 embarcações.

Entre afundamentos provocados e afundamentos acidentais, são vários cenários maravilhosos, onde dá para observar uma vida marinha rica e colorida, repleta de espécies que encantam mergulhadores do Brasil e do mundo. No total, são mais de 30 pontos de mergulho para explorar em Recife e a melhor época do ano para curtir tudo isso costuma ser o verão.

A capital pernambucana tem locais bons para mergulhadores de todos os níveis, desde os que estão começando até os mais experientes. E mesmo se você estiver viajando com alguém que não curte muito mergulhar, não se preocupe, porque não faltam outros atrativos, como lindas praias e as construções históricas preservadas em Recife Antigo. Então, o que você está esperando pra se jogar na “Meca do Mergulho”?

Nossa dica de hospedagem

Entrar no Hotel Central do Recife é como entrar em uma máquina do tempo e desembarcar na década de 30. O prédio é patrimônio tombado e guarda 92 anos de histórias e registros de grandes personalidades que ali se hospedaram, como o ex-presidente Getúlio Vargas, a cantora e atriz Carmen Miranda, o cineasta americano Orson Welles e até a tripulação do dirigível alemão Graf Zeppelin. Considerado um point da alta sociedade pernambucana no passado, hoje o hotel mantém o serviço elogiado e o atendimento impecável.

5. Encante-se com o mar de esmeraldas em Fernando de Noronha (PE)

O mar que mistura tons de verde-esmeralda e azul-turquesa encanta do nascer ao pôr do sol com incomparáveis belezas. Um dos mais preciosos tesouros de Pernambuco, o arquipélago de Fernando de Noronha é o paraíso do mergulho no Brasil. Entre o “mar de dentro”, voltado para o continente e o “mar de fora”, voltado para a África, os pontos de mergulho são considerados alguns dos melhores do planeta.

A rica vida marinha é composta por cerca de impressionantes 230 espécies de peixes, mais de dez tipos de tubarões e quinze corais. A melhor parte é que observar todas essas paisagens é fácil em Noronha, já que, por lá, os mergulhadores podem desfrutar de uma visibilidade de até 50 metros. Já imaginou?

E tem mais: em Noronha, é também possível explorar espetaculares cenários de naufrágios. A uma profundidade de aproximadamente 60 metros está o Corveta Ipiranga, considerado um dos mais bem conservados naufrágios do Brasil. Outro destaque é o navio grego Eleni Stathatos, que naufragou em 1930. Dá para chegar ao Eleni nadando a partir da orla, já que a embarcação está a cerca de sete metros de profundidade, na Baía de Santo Antônio.

Nossa dica de hospedagem

Que tal abrir a janela e já dar de cara com o mar? Interessou? Então pode reservar sua estadia na Pousada Casa da Tereza, uma típica pousada pé na areia situada a 50 metros da Praia da Conceição, um dos mais belos cartões-postais de Noronha. A hospedagem oferece aos viajantes uma vista privilegiada do Morro do Pico, ponto mais alto do arquipélago, com 323 metros de altura. Ao ficar na pousada, a sensação é a de que você mora mesmo na ilha, pois além da vista, o cheiro do mar, o som das ondas e a brisa espetacular estão por lá o tempo todo. E o que dizer da receptividade das anfitriãs e do delicioso café da manhã com cheiro e sabor nordestinos? É um aconchego na alma!

6. Descubra a cidade submersa de Petrolândia (PE)

Sim, o sertão literalmente virou mar em 1988, quando foi construída a Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga e parte da cidade de Petrolândia, também em Pernambuco, foi inundada, criando um dos mais interessantes locais de mergulho no Brasil. A “Atlântida Brasileira” guarda as histórias dos habitantes, eternizadas sob as águas do Rio São Francisco. A Igreja do Sagrado Coração de Jesus, por exemplo, tem uma parte da construção submersa e o topo sempre visível, acima da água. É um dos locais favoritos de casais apaixonados que vão até lá trocar juras de amor ou fazer ensaios fotográficos.

Outros incríveis destaques são a Igreja de São Francisco, que fica a 19 metros de profundidade e só foi descoberta 29 anos depois da inundação, e a Usina de Petrolândia, a 30 metros de profundidade. Os responsáveis pelas descobertas foram os mergulhadores Samyr Oliveira, Fagner Barros e Éder Campos, que pela contribuição para a história da cidade, já são considerados celebridades. Quando estiver explorando os segredos de Petrolândia, não deixe de registrar o mergulho com muitas selfies! Afinal, é um cenário único.

A dica para conhecer Petrolândia é uma opção interessante para os mochileiros e mergulhadores de plantão. Acredite, a viagem vale a pena!

Nossa dica de hospedagem

Localizado na própria cidade, próximo do Lago de Itaparica Rio Hotel tem infraestrutura perfeita para os visitantes que desejam descansar entre as muitas aventuras da região. Com café da manhã variado, e excelente para começar bem o dia, e sugestões de restaurantes próximos com refeições que contam com delícias locais como a carne de sol, bode guisado e assado e a tilápia frita e o frango guisado.

7. Aventure-se pelo incrível Cânion do Xingó (SE)

Em meio a caatinga, surge um cenário que é quase uma miragem. As águas verdes e quentes são o caminho para o Cânion do Xingó, o quinto maior navegável do mundo, cercado por imensas paredes rochosas esculpidas pela natureza em tons de vermelho e cinza. A beleza se perpetuou no Velho Chico e cada ponto apresenta um encantamento.

Para chegar a esse cenário impressionante, que já ambientou novelas e minisséries e é um dos melhores pontos de mergulho do Brasil, a aventura começa com um passeio de catamarã. No trajeto, os visitantes conhecem a história da barragem e a construção da usina que originou o cânion.

Com 65 quilômetros de extensão, 170 metros de profundidade e entre 50 e 300 metros de largura, as formações rochosas do cânion datam de mais de 60 milhões de anos e testemunharam muitas histórias, entre elas, a de Lampião e o seu bando, que chegaram a se abrigar por ali. As piscinas para banho com 10 metros de profundidade são um convite às águas geladas do rio para amenizar o calor do sertão nordestino.

Nossa dica de hospedagem

Localizado a poucos quilômetros do Cânion de Xingó e da cidade histórica de Piranhas, o Xingó Parque Hotel e Resort é um oásis em pleno Sertão, com uma estrutura digna de hotéis de grandes centros urbanos. O conforto dos visitantes está garantido. O ambiente, aconchegante e sossegado, tem uma vista panorâmica maravilhosa da usina de Xingó, além de piscina e restaurante. Os quartos são amplos e arejados, com camas confortáveis. Se deitar em uma delas e ter uma boa noite de sono é quase que uma premiação depois de viver tantas aventuras pelo cânion!

8. Divirta-se nos fervedouros do Jalapão (TO)

É claro que o Jalapão, no Tocantins, um dos mais lindos e inspiradores pontos turísticos do país, não poderia faltar nessa lista dos melhores lugares para mergulhar no Brasil. Os apaixonados pelo ecoturismo se encantam por essa região de águas abundantes e rios encachoeirados. As impressionantes formações rochosas promovem uma beleza inesquecível com dunas, praias fluviais, grutas, cânions e os maravilhosos fervedouros.

Os fervedouros são piscinas naturais onde não dá para afundar — as pessoas flutuam! Há fervedouros de vários tamanhos, formatos, cores de água e intensidade de flutuação. Ótimos para relaxar, os fervedouros surpreendem os viajantes ao despertarem uma sensação muito única.

Anote na lista de lugares espetaculares para conhecer: o famoso Fervedouro do Ceiça. Por ser cercado de bananeiras, nesse fervedouro as águas quentes e cristalinas refletem o verde com intensidade. Intensa também é a pressão, que de tão alta faz com que os visitantes flutuem com muita facilidade.

Nossa dica de hospedagem

Imagine se hospedar em um charmoso e rústico bangalô cercado por natureza, com uma banheira de hidromassagem e vista para a montanha. Essa é a proposta do Jalapão Ecolodge: oferecer ao visitante uma integração ao meio-ambiente com muito conforto. Pensando na comodidade dos visitantes, a pousada tem restaurante e bar e, o mais incrível, uma área de praia privativa em São Felix do Tocantins. Com certeza os casais aventureiros e românticos vão se encantar.

9. Mergulhe nas piscinas naturais na Serra da Bodoquena (MS)

Cortado por vários rios, córregos e com uma exuberante fauna e flora, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, em Mato Grosso do Sul, oferece muitas opções de mergulhos surpreendentes em cachoeiras e em cavernas. Por isso, é considerado é um dos melhores lugares para a prática no Brasil.

As águas rasas e cristalinas das do Rio Betione são um espetáculo à parte. Os mergulhos por lá são inesquecíveis, mas quem quiser pode só curtir as águas e o cenário nos arredores — é um ótimo passeio para fazer em turma, já que deve agradar a todos, incluindo aos que não estão a fim de mergulhar.

Há trilhas que levam ao banho nessas piscinas e em cachoeiras ao longo do caminho. Se aventurar por esses caminhos é um convite irrecusável; a paisagem da região é única, com a união da Mata Atlântica ao Cerrado. Não se esqueça de tirar muitas fotos!

Nossa dica de hospedagem

Afastada do centro da cidade de Bonito, a Pousada Canto do Bambu apresenta um ambiente tranquilo, simples e confortável, com muita natureza. E no clima de aconchego familiar, o café da manhã tem cheiro e sabor de comida caseira feita no capricho, o que torna a experiência maravilhosa, com pães, bolos, doces e queijos produzidos no próprio local. Destaque para o cardápio vegetariano, com muitos alimentos cultivados na propriedade, superando as expectativas.

10. Curta as cachoeiras de água cristalina em Pedra Roxa (ES)

A 220 km da capital do Espírito Santo, o município de Ibitirama abriga as cachoeiras de águas verdes, cristalinas e geladas de Pedra Roxa. Situado na divisa entre o Espírito Santo e Minas Gerais, ao pé da Serra do Caparaó, esse é um paraíso ainda é pouco explorado, repleto de belezas naturais.

Na língua tupi, “ibitirama” significa “monte alto”. As trilhas ecológicas fazem de Ibitirama um ótimo destino para quem gosta de se aventurar em meio à natureza. E no verão, os poços de águas calmas e transparentes são um dos principais atrativos para os turistas.

O Parque Nacional do Caparaó se destaca por abrigar o terceiro ponto mais alto do país, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude, e pelas águas onde os viajantes podem se refrescar. A conhecida cachoeira de Pedra Roxa fica no Sítio da Onça, que oferece entrada gratuita para uma piscina natural com direito a peixes ornamentais.

Nossa dica de hospedagem

Localizada entre montanhas e cercada de muito verde, a Pousada do Bezerra fica ao lado de Minas Gerais, a cerca de duas horas de carro de Ibitirama. A uma altitude 1.100 metros, a hospedagem proporciona aos visitantes um clima europeu típico do interior de Minas. E é claro que o pãozinho de queijo mineiro não falta.

11. Mergulhe nas águas geladas do Vale Encantado (MG)

Vale Encantado, localizado no Parque Nacional de Caparaó, Minas Gerais, faz jus ao nome: trata-se de uma das maiores reservas de Mata Atlântica do Brasil, que recepciona os visitantes com piscinas naturais e cachoeiras exuberantes. Os turistas vivem a experiência de se refrescar em uma das regiões mais altas do país.

Formado pelo Rio Preto, o Vale Encantado abriga a maior cachoeira do Parque Nacional de Caparaó, a Cachoeira Bonita. Localizada no Rio José Pedro a uma altitude de 1.750 metros, a cachoeira é formada por uma queda d´água em um paredão de 80 metros de altura.

Os poços profundos e de água translúcida fazem da Cachoeira Bonita um dos melhores lugares no Brasil para mergulhar e curtir um banho gelado. A região possui temperaturas amenas, entre 19 e 22ºC, mas entre os meses de junho e julho as mínimas podem atingir 4ºC negativos. Em um país de clima tropical como o nosso, a experiência é imperdível!

Nossa dica de hospedagem

Chalé Pico da Bandeira atende aos variados estilos de visitantes. Para os mais aventureiros ou românticos, há os rústicos chalés alpinos, que se misturam à paisagem de natureza. Há também suítes espaçosas com direito a com amplos banheiros e cozinha gourmet. Mas a localização é, sem dúvida, o grande destaque: a pousada está a 800 metros da portaria do Parque Nacional do Caparaó, principal acesso pelo lado mineiro. Por isso, é o local ideal para os que desejam conhecer o Pico da Bandeira.

12. Aproveite a capital brasileira do mergulho, Arraial do Cabo (RJ)

Pode ser até clichê, mas Arraial do Cabo faz mesmo jus à fama de capital brasileira do mergulho. Mergulhar em Arraial do Cabo, de snorkel ou cilindro, é vivenciar uma experiência incrível. O mar de águas claras e transparentes é um convite para testemunhar um verdadeiro espetáculo da vida marinha.

Em determinadas épocas do ano, animais de passagem, como baleias jubarte, orcas, golfinhos e até pinguins fazem a alegria dos visitantes. Outra característica de mergulhar na região é a temperatura da água, que varia de fria à gelada, entre 15º e 22ºC.

A água gelada é resultado de um fenômeno que acontece entre os meses de setembro a fevereiro e é conhecido como “ressurgência”. Trata-se de um movimento de correntes de águas profundas e muito frias que chegam à superfície. A beleza no fundo do oceano, com uma vida marinha rica, é indescritível.

Nossa dica de hospedagem

Hostel A Coroa é um hostel com serviço digno de hotel. Há quartos compartilhados e suítes privativas, além de muitas áreas comuns para quem quer conhecer pessoas, como piscina ao ar livre, bar e lounge compartilhado. Os viajantes também podem alugar bikes e pranchas para curtir Arraial do Cabo de uma maneira diferente. Para quem viaja sozinho ou com os amigos, vale a pena conferir. O alto-astral é contagiante!

13. Mergulhe sob o céu estrelado na Praia Vermelha (RJ)

Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, é nomeada assim pelo espetáculo que acontece por lá todos os dias, no final da tarde. A luz do Sol se reflete nos cristais vermelhos e rosados, criando um tom avermelhado fascinante. O mar em tons de verde, refletindo a extensa vegetação da praia, completam um cenário de encher os olhos.

Além da paisagem, a Praia Vermelha é um dos melhores lugares no Brasil para mergulhos noturnos e para encontrar uma vida marinha rica e diversa. Por lá, é fácil encontrar incontáveis estrelas-do-mar, anêmonas, polvos, e uma grande variedade de peixes.

O local é tranquilo e a temperatura das águas varia entre 18º e 24ºC, com profundidade entre dois e dez metros, e visibilidade entre dois e oito metros. Mais um número que deve animar os mergulhadores: a praia chega a 300 metros de profundidade na faixa oceânica.

Nossa dica de hospedagem

Agradável, confortável e acolhedor, o Injoy Hostel é contemporâneo, descontraído e tem na criatividade um dos pontos de destaque. Nas áreas comuns e quartos, diferentes cidades estão retratadas nas paredes, despertando o desejo de fazer novas viagens. O hostel conta com quartos compartilhados, excelentes para quem quer economizar e conhecer gente nova, e acomodações privativas para os que preferem privacidade.

14. Mergulhe ao lado de tartarugas e observe as aves no Arquipélago de Alcatrazes (SP)

No Arquipélago de Alcatrazes, conjunto de ilhas situado a aproximadamente 45 km de Ilha Bela e São Sebastião, em São Paulo, dá para mergulhar com tartarugas, baleias e golfinhos. A biodiversidade marinha é incrível e garantia de momentos únicos para os mergulhadores.

Além de ter uma rica vida no fundo do mar, o Arquipélago de Alcatrazes é considerado um dos maiores ninhais do Brasil: mais de 10 mil aves marinhas vivem por lá, e há passeios de birdwatching, a prática de observação dos pássaros. Mais um passeio para fazer além dos mergulhos!

Durante muitos anos, o arquipélago foi área de treinamento da Marinha do Brasil e, depois de longos estudos e planejamento, foi aberto para visitação. Durante a visita, os turistas devem seguir uma série de regras estipuladas pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes da Biodiversidade), responsável pela gestão, o que mantém a beleza e a preservação ambiental do local. A natureza agradece!

Nossa dica de hospedagem

Situada a cinco minutos a pé da praia, a Pousada Estrela Mare é uma hospedagem com cara de casa na praia. As confortáveis suítes acomodam até quatro pessoas e trazem minibar para a maior comodidade dos hóspedes. Os viajantes podem aproveitar o serviço de praia, com cadeiras e guarda-sóis. Há também bicicletas disponíveis para passear pela areia. Nada mal, não?

15. Mergulhe entre pedras na Ilha de Itacolomi (PR)

O litoral do Paraná tem locais que proporcionam excelentes condições de mergulho, entre eles, a Ilha de Itacolomi. Como a natureza submarina se desenvolve perto de pedras, onde os peixes encontram comidas e abrigos, a ilha é considerada ideal para isso, pois é formada por duas grandes pedras que emergem, algumas pedras menores submersas e duas grandes lajes nos arredores.

Por lá, os mergulhadores podem conferir duas balsas que são naufrágios artificiais, na faixa dos 27 metros de profundidade, a Espera 7 e a Dianka. Os naufrágios ficam distantes da costa, em uma localização é excelente, com uma visibilidade muito boa para os mergulhadores.

Durante os mergulhos, dá para contemplar cardumes de sardinhas e outros peixes, inclusive os meros, uma espécie que pode chegar a medir quase impressionantes três metros! Em Itacolomi, é possível mergulhar de snorkel e de cilindro.

Nossa dica de hospedagem

Além do acesso direto à praia em Guaratuba, o Kaakupê Praia Hotel apresenta tanto belas piscinas ao ar livre, com direito a bar, quanto uma piscina aquecida coberta. Alguns apartamentos dispõem de uma agradável sacada com vista para o mar. Assim, você já acorda admirando as ondas do oceano, antes de aproveitar o delicioso café da manhã do hotel — incluído nas diárias!

16. Faça mergulhos e visite cachoeiras em Garopaba (SC)

A cidade de Garopaba, no litoral de Santa Catarina, é ideal para a prática de mergulho livre e autônomo. Os melhores pontos para a prática desse tipo de mergulho são as Ilhas do Coral, Moleques do Sul e Ilhotas de Siriú. Os visitantes aproveitam oportunidades fascinantes, como a de contemplar de perto grupos de baleias-francas.

O destino oferece aos visitantes também muitas outras opções de passeios com trilhas e cachoeiras. O destaque vai para a belíssima Cachoeira do Macacu, além das dunas e praias. Também chamam atenção as muitas histórias locais que encantam os turistas.

Não, não é só a vida marinha que surpreende na região. A Ilha do Coral, por exemplo, guarda muitas histórias, como a do velho farol e a do paredão com inscrições rupestres que, segundo contam, têm mais de dois mil anos. Que tal desvendar esses segredos?

Nossa dica de hospedagem

Com uma vista privilegiada, a Pousada da Encosta é cercada de muito verde e, o melhor, pertinho da praia. A 700 metros do mar, o local é aconchegante e tranquilo. Na recepção, os atendentes auxiliam e informam sobre passeios, com indicações que são fundamentais para não perder tempo e aproveitar o turismo ecológico, com passeios a cavalo, trilhas e cachoeiras. Além disso, a hospedagem fica perto de lojas, restaurantes e outros serviços essenciais, mais uma praticidade para os viajantes.

17. Conheça as muitas praias de Bombinhas (SC)

A beleza é exuberante na única península do Sul do país. Mesmo sendo a menor cidade de Santa Catarina, Bombinhas se destaca pelo litoral recortado, que dá origem a inúmeras praias, inclusive algumas das mais belas do país. Alguns exemplos são a Praia de Bombas, a mais urbanizada do município, e as praias de Bombinhas, Quatro Ilhas, Mariscal e de Zimbros, vila de pescadores com águas tranquilas e um pôr do sol maravilhoso.

De snorkel ou cilindro é possível contemplar a imensidão do mar, envolto em tranquilidade, silêncio e mistérios. A vida marinha é rica e abundante, então os mergulhadores podem ver nitidamente peixes coloridos, tartarugas, tocas de polvos, cavalos-marinhos e muitas outras belezas.

Os melhores locais para mergulho são Ponta da Sepultura, Praias do Embrulho, Prainha, da Lagoinha, do Retiro dos Padres, de Quatro Ilhas, da Tainha e Ilha do Arvoredo. E se o mar é belo, a terra firme também tem os seus encantos; a areia da praia possui uma concentração natural de minerais pesados. Branca e fina, ela contrasta com a água verde esmeralda. Um espetáculo que vale a pena conferir de pertinho.

Nossa dica de hospedagem

Elas mais parecem cenário de um filme de animação: coloridas, aconchegantes e pitorescas cabanas compõem o cenário da pousada Cabanas Porto Belo. Além da excelente localização, a 600 metros da Praia de Quatro Ilhas e cerca de 800 metros da Praia Central de Bombinhas, a estrutura da pousada merce destaque. Algumas cabanas acomodam até seis pessoas e contam até com cozinha com micro-ondas. Há também churrasqueira compartilhada e uma maravilhosa piscina cercada de muito verde para se refrescar antes ou depois da prainha.

A autora

Nascida na terra do frevo e do maracatu, dos poetas e de muitas histórias, a jornalista recifense Elô Araújo tem a alma feita de poesia. Há cinco anos, ancorou em Fernando de Noronha e lá tem vivenciado momentos únicos, cercada das boas energias e muitas belezas do arquipélago.

Por Trivago Magazine

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
34.7 ° C
34.7 °
34.7 °
27 %
4kmh
100 %
qui
33 °
sex
38 °
sáb
38 °
dom
38 °
seg
35 °

Mais Lidas