sáb, 25 maio 2024
InícioDestaquesPetrolândia: Deputado Federal Carlos Veras (PT) Intensifica Luta pelo Sistema Itaparica: Cobrança...

Petrolândia: Deputado Federal Carlos Veras (PT) Intensifica Luta pelo Sistema Itaparica: Cobrança Direta ao Planalto por Solução Emergencial

Nesta quinta-feira (8), o Deputado Federal Carlos Veras (PT) não mediu esforços em defesa da população do reassentamento de Itaparica. Em um vídeo divulgado, o parlamentar reforçou a contínua batalha pela resolução dos problemas enfrentados no local.

No Palácio do Planalto, ao lado do presidente Lula, Veras conversou com o ministro da Secretaria Geral da presidência, Márcio Macedo, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, cobrando uma solução urgente. O deputado enfatizou a necessidade da liberação imediata de recursos emergenciais para retomar as operações no Sistema Itaparica, visando garantir o abastecimento de água potável e proporcionar alívio às famílias da região.

Veras destacou a persistência de sua luta, desde sua atuação como vice-presidente da CUT, ressaltando seu compromisso contínuo com a causa. Ele reafirmou seu empenho em resolver definitivamente os problemas enfrentados pelas comunidades de Itaparica e prometeu não parar até que uma solução adequada seja alcançada.

O deputado expressou solidariedade aos moradores de Itaparica e assegurou que continuará dedicando cada instante para resolver essa questão de forma definitiva. Ele espera uma resposta da Casa Civil e da Secretaria Geral da presidência ainda esta semana, visando a retomada imediata dos recursos para a região. A mensagem final de Veras foi de união e compromisso, garantindo que estão todos juntos nessa caminhada em busca de justiça e resolução.

“A Codevasf entrou com duas ações cobrando da Chesf as ações assumidas na construção da barragem. Ela continua operando a barragem, vendendo energia. Precisamos também cobrar da Chesf, que foi privatizada no governo anterior, as suas responsabilidades”, complementou o parlamentar.

O Sistema Itaparica possui uma grande relevância para os estados da Bahia e de Pernambuco. Atualmente, cerca de 45 mil pessoas vivem na região. São 14 mil hectares de área irrigável, em projetos que hoje precisam de investimentos para a manutenção das estações e adutoras, recuperação de canais e limpeza dos reservatórios, bem como de assistência técnica adequada para produção que garanta subsistência.

Histórico

Para a construção da hidrelétrica, uma área de 83.400 hectares foi inundada e formou o Lago Itaparica, que se estende por 150 quilômetros entre os dois estados. Para realocar as populações urbanas atingidas pelos alagamentos, foram construídas as cidades de Petrolândia e Itacuruba, em Pernambuco, e Rodelas, Barra do Tarrachil e Glória, na Bahia. Ainda em 1986, foi feito um acordo com os atingidos para o reassentamento. Foram afetadas mais de 5,9 mil famílias, incluindo 200 famílias indígenas da Tribo Tuxá.

VEJA O VÍDEO:

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
28.5 ° C
28.5 °
28.5 °
58 %
5.9kmh
100 %
sáb
30 °
dom
31 °
seg
30 °
ter
31 °
qua
33 °

Mais Lidas