qua, 17 julho 2024
InícioDestaquesPetrolândia: Comunidade Pankararu da Aldeia Taboa no Brejinho da Serra é contemplada...

Petrolândia: Comunidade Pankararu da Aldeia Taboa no Brejinho da Serra é contemplada com programa de revitalização ambiental

A comunidade Pankararu da Aldeia Taboa, situada em Brejinho da Serra, zona rural de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, recebeu uma notícia que traz esperança e progresso para sua região. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) selecionou o projeto de revitalização das mananciais que protegem o Rio São Francisco, beneficiando as comunidades indígenas do médio, submédio e baixo São Francisco.

V Seminário dos Povos Indígenas da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, contou com a presença da Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara/Foto: Divulgação

Em um evento marcante realizado em Paulo Afonso-BA, que contou com a presença da Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e da presidente da Funai, Joenia Wapichana, a Cacique Josenilda Marques entregou algumas reivindicações da comunidade indígena do Brejinho da Serra. Durante o evento, foi lançado um programa de revitalização do Rio São Francisco, e a Associação Indígena Pankararu do Brejinho da Serra submeteu um projeto que se destacou, conquistando o 2º lugar, à frente de instituições renomadas como a Universidade de Pernambuco e a Prefeitura de Petrolina.

Cacique Josenilda e o Cacique Jorge Ernesto na Bica da Juliana/Foto: Divulgação

O projeto, elaborado por lideranças indígenas da comunidade, tem um valor inicial de mais de 100 mil reais, que será gerido pela própria CBHSF. Lideranças como Jairo Jorge de Souza, Francisco Manoel Assis Júnior, Magada Rafaela, Jana Pankararu, Elane Cruz, Zacarias, o Pajé Cícero, Geraldo, Jair, Douglas Cruz e o conhecido MIMA do Brejinho, contribuíram significativamente para o processo de revitalização da Bica da Juliana, nome dado ao projeto, visando proporcionar aos mais jovens o resgate das tradições culturais da comunidade.

Cacique Josenilda Marques e a Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara/Foto: Divulgação

Esse é mais um esforço da comunidade Pankararu em busca da melhoria de vida e da preservação ambiental, representando um passo importante rumo ao desenvolvimento sustentável e ao fortalecimento da identidade cultural indígena na região.

AVALIAÇÃO FINAL DAS INSCRIÇÕES RECEBIDAS HIERARQUIZAÇÃO – SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO:

Por Redação | Informações e fotos: Josenilda Marques

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
24.6 ° C
24.6 °
24.6 °
58 %
7.2kmh
100 %
qui
29 °
sex
28 °
sáb
25 °
dom
28 °
seg
20 °

Mais Lidas