Fundação Hemocentro de Pernambuco (Hemope) alerta que os estoques do banco de sangue do estado estão em situação crítica. Apenas o tipo sanguíneo AB negativo se mantém em nível estável, de acordo com dados divulgados pela instituição.
As doações de sangue em Pernambuco tiveram uma queda de 5,5% com a pandemia da Covid-19. Segundo a Hemope, foram coletadas cerca de 205.500 bolsas de sangue em 2019, contra 194.314 no ano passado. De janeiro a julho deste ano, mais de 85 mil doadores passaram pelo hemocentro. O quantitativo não é suficiente para atender toda a demanda na rede pública estadual de saúde.
A rede Hemope conta o Hemocentro Coordenador, que funciona na capital, na Rua Joaquim Nabuco, número 171, Bairro das Graças, telefone (81) 3182-4600, e mais seis hemocentros regionais: Caruaru, Palmares, Garanhuns, Ouricuri, Serra Talhada e Petrolina.
Importância da doação regular
A doação é voluntária e pode beneficiar milhares de pessoas, independente do parentesco. De acordo com o Ministério da Saúde, são realizadas três milhões de doações de sangue por ano na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destaca a importância da doação regular.
“Vamos aproveitar essa oportunidade para reafirmar não só as ações de enfrentamento à pandemia, mas também a necessidade contínua de cumprir o preceito constitucional da saúde como direito fundamental. O sangue, ao longo do tempo, simboliza a vida. E nesse sentido, é importante a doação regular de sangue. Doe sangue regularmente, com a nossa união, a vida se completa.”
Onde doar sangue em Pernambuco
O Hemope possui cinco unidades de coleta em Pernambuco, localizadas nos municípios de Recife, Caruaru, Petrolina, Ouricuri e Salgueiro. Procure uma unidade mais próxima da sua cidade e faça a sua doação de sangue e medula óssea. Você pode agendar o dia e horário da sua doação pelo 0800-081-1535. Para saber mais informações sobre endereços e horários de funcionamento das unidades, veja o mapa abaixo.
Critérios para doação de sangue e medula óssea
De acordo com a Coordenação-Geral de Sangue e Derivados do Ministério da Saúde, o procedimento para doação de sangue é simples. Primeiro se faz o cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta de sangue e depois o lanche. Isso tudo leva em média 40 minutos.
Vale lembrar que até mesmo quem foi infectado pelo coronavírus pode doar sangue e medula óssea. No entanto, é necessário aguardar 30 dias após completa recuperação da doença. Quem teve contato com pessoas infectadas também precisa esperar 14 dias para poder fazer a doação, apresentando RT-PCR negativo e ausência de sintomas. Já os vacinados, devem esperar o tempo de imunização que vai depender da marca do imunizante.
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar no mínimo 50 quilos. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com intervalo de 3 meses entre as doações. Já os homens podem doar até quatro, com intervalo de 2 meses entre as doações. A doação é voluntária e uma bolsa de apenas 450mL de sangue pode ajudar até quatro pessoas.
Candidatos a doação de medula óssea devem ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde e não apresentar doença infecciosa ou incapacitante. Segundo o Redome, algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.
Doar sangue e medula é seguro! Com a pandemia, todos os protocolos de contenção contra a Covid-19 estão sendo realizados. No dia da doação, será preciso apresentar documento de identificação com foto. Para saber mais sobre os critérios e restrições para doação de sangue e de medula óssea, acesse o site hemope.pe.gov.br.
Via Brasil 61