Na noite de sexta-feira, 9 de junho, uma situação inesperada abalou a cidade de Paulo Afonso: o caixão da ex-vereadora Ivanete Avelino Bento, conhecida popularmente como Ivanete do São José, foi retirado de seu túmulo pelo próprio filho. Ivanete faleceu recentemente, aos 66 anos, após lutar contra diversas enfermidades, incluindo um infarto em 2016.
Quem era a ex-vereadora Ivanete do Povoado São José
Natural de Arapiraca, Alagoas, Ivanete do São José escolheu Paulo Afonso, especificamente o povoado São José, na área rural da cidade, para empreender como comerciante e agricultora, além de criar sua família. Não apenas deixou sua marca na comunidade local, como também na política, tendo sido vereadora por três mandatos, com o primeiro ocorrendo entre 1994 a 1996.
Ela assumiu a vaga deixada pelo então vereador Carvalho Lima, que foi cassado pelo Poder Legislativo em julho de 1994. Ivanete foi reeleita duas vezes, servindo de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004. Em um gesto de respeito, a Câmara Municipal de Paulo Afonso dedicou um minuto de silêncio e uma moção de pesar em memória de Ivanete em sua sessão ordinária da última segunda-feira (5).
A retirada do caixão
De acordo com informações obtidas, o filho de Ivanete, que sofre de problemas mentais, foi até o cemitério, retirou o caixão da mãe da cova e tentou enterrá-lo novamente. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Polícia Militar foram acionados, mas o homem não foi encontrado. Familiares informaram que, assim que for localizado, ele será internado.
O corpo de Ivanete do São José foi recolocado em seu túmulo. Este triste incidente adiciona uma nota de angústia a uma comunidade já em luto. Porém, a cidade de Paulo Afonso continua a lembrar de Ivanete como uma mulher de luta e uma figura comprometida com o bem-estar da população, e expressam seus sentimentos à família e aos amigos neste momento difícil.
Por ChicoSabeTudo