Comercializar e consumir bebidas alcoólicas em eventos esportivos, estádios e arenas voltou a ser permitido em Pernambuco. Com 18 votos favoráveis e 13 contrários, foi aprovado nesta terça-feira (24), em primeira discussão, o Projeto de Lei n° 2.153/2014, que autoriza e regulamenta a venda desse tipo de produto, revogando a Lei nº 13.748/2009. A matéria ainda vai passar por uma segunda votação no Plenário e, caso seja aprovada em redação final, segue para sanção do governador Paulo Câmara. Vamos ver se o governador socialista terá coragem de vetar.
Na defesa da volta da bebida aos campos, desarquivada pelo deputado Antônio Moraes (PSDB), não faltaram argumentos. Além de Antônio Moraes, o deputados Romário Dias (PTB) foi à tribuna declarar o voto a favor da proposta.
“Apenas Pernambuco, Roraima e Acre não liberaram a venda de bebidas nos seus estádios ainda. Essa é uma demanda de todos os clubes e da Federação Pernambucana de Futebol”, afirmou Moraes. “As Polícias Militar e Civil me informaram que mais de 95% das desavenças entre torcedores ocorrem fora dos estádios”, registrou Dias.
Outro deputado apontou para a disseminação da venda no entorno dos campos. “A aprovação pode ser considerada uma política de redução de danos, porque impede que os torcedores bebam em excesso antes do início das partidas”, ponderou-se.
Durante a tramitação nos colegiados da Casa, o PL 2.153/2014 recebeu pareceres contrários nas Comissões de Saúde e de Cidadania da Casa.
Blog de Jamildo































