Petrolândia Notícias – Operação mira esquema de corrupção, extorsão e lavagem de dinheiro no sistema prisional de Pernambuco

Operação mira esquema de corrupção, extorsão e lavagem de dinheiro no sistema prisional de Pernambuco

25 de agosto de 2026 Postado em: Destaques Pernambuco Pernambuco Notícias Petrolândia - PE Petrolândia Notícias Petrolândia-PE Polícia Civil Policial Vitória de Santo Antão - PE Nenhum comentário


Compartilhe essa notícia whatsapp icone telegramicone linkedin

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã desta terça-feira (25), uma operação contra um esquema suspeito de corrupção dentro do sistema prisional. A investigação apura ainda crimes de extorsão, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

A ofensiva recebeu o nome de Controle Paralelo e resultou no cumprimento de seis mandados de prisão e 14 de busca e apreensão domiciliar. Também foram determinadas medidas de sequestro de bens e bloqueio de ativos financeiros.

Segundo a investigação, iniciada em outubro de 2022, detentos teriam recebido benefícios indevidos dentro de unidades prisionais, entre eles o poder de controlar e administrar pavilhões. Em troca, valores seriam repassados por meio de outras pessoas.

Os investigadores identificaram ainda movimentações financeiras direcionadas a contas de familiares de presos. De acordo com a Polícia Civil, os indícios apontam para o possível envolvimento de diferentes integrantes do sistema penitenciário no esquema.

A apuração também analisa suspeitas de extorsão contra detentos e seus familiares, além da prática de tráfico de drogas. No núcleo financeiro, há indícios de que empresas ligadas à criação de camarões e à comercialização de pescados teriam sido utilizadas para movimentar ou ocultar recursos.

As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Vitória de Santo Antão. A operação é coordenada pelo Grupo de Operações Especiais, ligado ao Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado.

Os trabalhos contam com apoio de setores de inteligência e de combate à lavagem de dinheiro, além de outras forças de segurança de Pernambuco e Alagoas. Esta é a 64ª operação de repressão qualificada realizada pela Polícia Civil de Pernambuco em 2026.

A corporação informou que detalhes sobre os alvos, o resultado das diligências e os bens eventualmente apreendidos deverão ser divulgados posteriormente.

Por Pernambuco Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.