sex, 12 julho 2024
InícioDestaquesObras da Transnordestina em Pernambuco serão retomadas neste ano, promete ministro

Obras da Transnordestina em Pernambuco serão retomadas neste ano, promete ministro

Durante a cerimônia de retomada das obras da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), no Complexo Industrial Portuário de Suape, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), afirmou que o presidente Lula (PT) dará a ordem de serviço para as obras do trecho Salgueiro-Suape da Ferrovia Transnordestina até o segundo semestre deste ano.

“O presidente Lula volta a Pernambuco para resgatar a esperança no coração do povo pernambucano. São muitos projetos estruturadores para o estado, como a ordem de serviço do trecho Salgueiro-Suape que será assinada até o dia 30 de setembro”, afirmou.

O trecho pernambucano da Ferrovia Transnordestina entrou na previsão de orçamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no eixo Transporte Eficiente e Sustentável, que prevê 17 projetos de rodovias e ferrovias como prioridade do programa no estado.

À época do lançamento dos projetos para Pernambuco, no Recife, em setembro de 2023, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), comentou sobre a importância da ferrovia para Pernambuco. “Sabemos da importância da Transnordestina, que é a maior obra de infraestrutura do Nordeste brasileiro”.

“Vamos começar o trecho de Pernambuco com recursos públicos pelo PAC enquanto encontramos sustentabilidade para fazer a concessão desse trecho”, completou. secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e responsável pela articulação do governo estadual com o governo federal para a retomada das obras, Guilherme Cavalcanti citou o diálogo que vem sendo construído para garantir a conclusão da Transnordestina, citando os próximos passos após o anúncio de ontem, em Suape.

“O trabalho envolve a fiscalização do cumprimento dos termos do contrato, a preservação dos ativos devolvidos à União, a atualização dos projetos executivos, a estruturação jurídica da retomada das obras e a modelagem econômica da ferrovia. Boa parte dos desafios já foram vencidos e o grupo de trabalho está otimista que a obra será retomada ainda no segundo semestre de 2024”, afirmou.

A conclusão da Ferrovia Transnordestina deve contar com investimento de R$ 4,5 bilhões.

Via PE Notícias

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
19.8 ° C
19.8 °
19.8 °
88 %
2.5kmh
99 %
sex
28 °
sáb
29 °
dom
25 °
seg
29 °
ter
28 °

Mais Lidas