sex, 23 fevereiro 2024
InícioCulturaNovos editais da Funarte estão abertos para todo o Brasil

Novos editais da Funarte estão abertos para todo o Brasil

Fundação Nacional de Artes – Funarte, vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), está com inscrições abertas para novos editais de incentivo às artes. Os programas, para todas as regiões brasileiras, vão incentivar ações de artes visuais, circo, dança, música, teatro e artes integradas, linguagens relacionadas à Funarte. A participação nos processos de seleção é gratuita.

Os prazos para inscrições variam. Para o Programa Funarte Retomada, a data limite é 28 de agosto.

Um dos principais objetivos dos novos programas é colaborar para a implantação da Política Nacional das Artes – uma das prioridades do Ministério da Cultura e da Funarte, conduzida pela Fundação. Para isso, o total previsto pelo MinC é de R$ 100 milhões. A primeira etapa das novas ações da Funarte conta com R$ 52 milhões. A entidade lançou, em julho deste ano, as seguintes iniciativas:

Mais informações sobre os respectivos editais estão no link abaixo. Também está previsto o Programa Funarte Aberta 2023.

Estratégias

Esse primeiro conjunto de mecanismos é orientado por cinco eixos estratégicos: Criação e acessoDifusão nacional e internacionalMemória e pesquisaFormação e reflexão; e Reestruturação da Fundação e de suas iniciativas. Eles incluem ações para uma participação social maior nas políticas públicas; e novas formas de ocupação dos equipamentos culturais da instituição; entre outros dispositivos.

Para contemplar as diversidades dos agentes artísticos, essas iniciativas da Funarte preveem reserva de recursos para pessoas negras, indígenas e/ou com deficiência. Além disso, os projetos participantes devem apresentar medidas para proporcionar equidade de gênero e raça, acessibilidade de pessoas com deficiência; entre outras, que envolvem o público lgbtqiapn+.

Programas internacionais

Também estão abertas as inscrições para o Ibermúsicas, e para o Ibercena, programas internacionais para apoio financeiro à criação, à circulação, o aperfeiçoamento e a produção das artes da região ibero-americana. Por meio da Funarte/MinC, o Brasil, entre outros países, contribui com os recursos que mantêm os mecanismos. O Ibermúsicas reúne dez editais, um deles com prazo de inscrições até dia 1º de setembro. Já o Ibercena para incentivo às artes cênicas – circo, dança, teatro e outras “artes ao vivo” – lança a Bolsa de Investigação Magaly Muguercia, destinado à pesquisa sobre a área, com inscrições abertas de 19 de setembro a 21 de novembro de 2023.

Acesse aqui, no site da Funarte, a página Editais – 2023

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens quebradas
27.7 ° C
27.7 °
27.7 °
66 %
3.7kmh
70 %
sex
33 °
sáb
33 °
dom
32 °
seg
31 °
ter
33 °

Mais Lidas