seg, 4 março 2024
InícioDestaquesNordeste: Policial militar se engasga com pastel e é salvo por manobra...

Nordeste: Policial militar se engasga com pastel e é salvo por manobra de parceiro em serviço; Assista

Um policial militar salvou o próprio parceiro de trabalho após um engasgo na manhã desta quinta-feira (7) em um supermercado no município de Lagoa D’Anta, no interior do Rio Grande do Norte. A ação foi registrada pelas câmeras de segurança do estabelecimento.

Os dois estavam em serviço e foram ao supermercado por volta das 7h30 para tomar café da manhã. Foi nesse momento que o sargento Eloíso de Oliveira, de 42 anos, se engasgou ao comer um pastel de forno.

Assista:

No vídeo, é possível ver o sargento – que tem 22 anos na corporação – pedindo para que o colega de trabalho, o soldado David Querino Xavier, de 29, realize a manobra de desobstrução, conhecida como Manobra de Heimlich.

O soldado entende a sinalização e rapidamente inicia a ação, chegando a levantar o sargento do chão. Antes, o próprio sargento retira o colete balístico.

Nesse tipo de manobra é preciso abraçar por trás a vítima do engasgo, com os braços na altura do abdômen, para que a região conhecida como “boca do estômago” seja comprimida e empurrada até que o corpo estranho seja expelido.

“Eu estava comendo um pastel de forno e me engasguei. Pedi socorro em gestos ao colega, ele fez dois movimentos e, em seguida, já faço um movimento de ‘joinha’ para dizer que está tudo bem”, disse o sargento Eloíso de Oliveira.

Ele contou que primeiro tentou se salvar sozinho e, vendo que não tinha êxito, “eu me dirijo ao meu companheiro Xavier, que prontamente me entendeu através dos meus gestos, de que era preciso uma realização de uma manobra de desobstrução da via aérea. E graças a Deus tivemos êxito nessa situação”.

Soldado Xavier (o que realizou a manobra) e sargento Oliveira (o que se engasgou) — Foto: Arquivo pessoal

Ainda de acordo com o g1RN, o soldado David Querino Xavier tem três anos como policial militar. Ele lembra que os policiais se capacitam para a realização da manobra, mas jamais imaginou que usaria com o colega.

“A gente nunca imagina que vá usar essa manobra em um companheiro de trabalho e, sim, na população que corre para a PM em busca desse procedimento. Muitas vezes a gente se capacita para a população, para sociedade em geral. Porém, eu nunca imaginei que ia usar em um companheiro de trabalho”, contou o soldado Xavier.

Para o sargento salvo pela manobra, o colega merece um reconhecimento pelo feito.

“Graças a Deus, com poucos anos de farda, ele mostrou ser um oficial preparado. Meu sentimento é de gratidão. Ele merece ter na ficha dele um reconhecimento”.

Via O Povo com a Notícia

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens dispersas
24.9 ° C
24.9 °
24.9 °
77 %
1.8kmh
30 %
seg
33 °
ter
34 °
qua
36 °
qui
33 °
sex
31 °

Mais Lidas