seg, 17 junho 2024
InícioDestaquesMPPE recomenda à Polícia Militar evitar o uso de força bruta no...

MPPE recomenda à Polícia Militar evitar o uso de força bruta no Carnaval

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) enviou uma recomendação à Polícia Militar (PMPE) para evitar excesso de força e emprego inadequado de armas letais e menos letais durante Carnaval no Recife. A orientação ao Comandante-Geral da corporação, Coronel Ivanildo Torres, deve estender a ordem ao efetivo até as festividades após os dias de Momo, de 15 de fevereiro a 3 de março.

Segundo o MPPE, a recomendação busca garantir que os agentes de segurança pública sigam os princípios da legalidade, necessidade, razoabilidade e proporcionalidade durante as ações de policiamento. Portanto, o órgão orienta evitar excessos no uso de armas letais e menos letais e a consequente responsabilização administrativa, civil e criminal dos policiais envolvidos.

De acordo com o Promotor de Justiça Westei Conde, os direitos e garantias constitucionais devem ser respeitados.

“Há necessidade de se compatibilizar o dever de preservação da ordem pública, imposto à PMPE, com os direitos e garantias constitucionais da população. A atuação da Polícia Militar nas festividades carnavalescas não autoriza, a priori, dispersar foliões e foliãs, visto que o direito de reunião e liberdade de expressão devem ser exercidos com garantia da incolumidade das pessoas, sem práticas abusivas que venham a inibir o exercício da cidadania”, afirmou.

Além disso, o MPPE recomendou ao Comandante-Geral da Polícia Militar proibir o fornecimento de munições de impacto controlado (balas de borracha) e de espingardas. O órgão ainda cobra o uso adequado dos cadarços de identificação nos uniformes operacionais e coletes balísticos.

Via PE Notícias

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nuvens quebradas
17.6 ° C
17.6 °
17.6 °
96 %
2.7kmh
63 %
seg
30 °
ter
28 °
qua
31 °
qui
30 °
sex
27 °

Mais Lidas